Condições de trabalho e repercussões pessoais e profissionais dos envolvidos com a pós-graduação stricto sensu: balanço e perspectivas

Autores

  • Lucídio Bianchetti Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3821

Palavras-chave:

Pós-graduação, Campo-Capes, Trabalho, Produção do conhecimento

Resumo

Apesar das críticas ao sistema Capes, não se registram movimentos com potencialde abalá-lo. Manifestações diversas e pesquisa evidenciam que, a despeito de discor-dâncias, os envolvidos com a pós-graduação (PG) tudo fazem para (re)ingressar oumanter-se no sistema. Constatam-se prejuízos à produção e veiculação do conheci-mento e às condições de vida/trabalho daqueles que atuam na PG. No entanto, umaespécie de naturalização parece estar garantindo a manutenção do modelo deavaliação e financiamento, caracterizado mais como uma política de estado do quede governo. Neste texto, além de tratar de algumas destas questões, destacamosavanços decorrentes da implementação desse sistema, bem como o aprofundamentode aspectos que deixam a desejar, em especial nas Ciências Humanas e Sociais.

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Biografia do Autor

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Lúcidio Bianchetti, doutor em Educação pela PUC/SP, com estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, Portugal. Professor Associado no Centro de Ciências da Educação da UFSC, ex-Coordenador do PPGE/UFSC, Pesquisador Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq; líder do grupo de pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior ”“ TRACES. Última obra: BIANCHETTI, L.; CORREIA, J. A. In/exclusão no trabalho e na educação. Campinas: Papirus, 2011. E-mail: lucidio.bianchettib@pq.cnpq.br

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Publicado

27.02.2012

Como Citar

Bianchetti, L. (2012). Condições de trabalho e repercussões pessoais e profissionais dos envolvidos com a pós-graduação stricto sensu: balanço e perspectivas. Linhas Crí­ticas, 17(34), 439–460. https://doi.org/10.26512/lc.v17i34.3821

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