Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios

Autores

  • Manuela Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Centro de Investigação e Intervenção Educativa, Portugal
  • Ângela Nunes Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4260

Palavras-chave:

Estudos da infância, Antropologia, Etnografia, Epistemologia

Resumo

Partindo da etnografia como denominador metodológico comum aos campos dos estudos da infância e da antropologia e subscrevendo a sua importância para conhecermos as crianças a partir delas mesmas, o presente artigo visa a abordar as potencialidades desta abordagem, dando a conhecer contributos oriundos destes campos disciplinares; refletir acerca dos efeitos colocados por limites, como os etários e espaço-temporais; e identificar alguns dos desafios que hoje em dia se colocam à pesquisa etnográfica com crianças.

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Biografia do Autor

Manuela Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Centro de Investigação e Intervenção Educativa, Portugal

Professora associada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e pesquisadora do Centro de Investigação e intervenção Educativa,em Portugal. 

Ângela Nunes, Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Doutora em Antropologia da Educação pelo Instituto Universitário de Lisboa e pesquisadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia, em Portugal. 

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Publicado

09.05.2014

Como Citar

Ferreira, M., & Nunes, Ângela. (2014). Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios. Linhas Crí­ticas, 20(41), 103–123. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4260

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Estudos da Infância

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