Mídias na educação e formação docente

Autores

  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Raquel de Almeida Moraes Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3552

Palavras-chave:

Formação docente;, Mídias na educação;, Educação à distância

Resumo

Este artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Pós-doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação .

Raquel de Almeida Moraes, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Pós-Doutora pela Universidade de Haifa, Israel (2004). Professora Adjunta 4 do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Líder do HISTEDBR no DF.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 78).

______. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

BRASIL. Conselho de Segurança Nacional, Secretaria Especial de Informática. Relatório da Comissão Especial de Educação. Brasília ”“ DF: SEI, 1981.

______. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes para o estabelecimento da Política de Informática no Setor Educação, Cultura e Desporto. Brasília ”“ DF: MEC, 1983.

______. Ministério da Educação e Cultura. Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília ”“ DF: Seed/MEC, nov. 1996.

______. Ministério da Educação. Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação: Projeto Básico. Brasília ”“ DF: SEED/MEC, 2005.

______. Ministério da Ciencia e Tecnologia. Disponível em: <http://inclusao.ibict.br/index.php/iniciativas-no-brasil/942-programa-nacional-de-informca-na-educa-proinfo>. Acesso em: 20 abr. 2009.

______. Ministério da Educação. Mídias na educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12333&Itemid=681)>. Acesso em: 20 abr. 2009.

______. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.neaad.ufes.br/subsite/midiaseducacao/apresentacao.htm. Acesso em: 20 abr. 2009.

______. Ministério da Educação. Portal do professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html>. Acesso em: 20 abr. 2009.

______. Ministério da Educação. Disponível em: <http://www.webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/introdutorio/index.html>. Acesso em: 20 abr. 2009.

CROCHIK, José León. Teoria crítica e novas tecnologias da educação. In: PUCCI, Bruno; LASTÓRIA; Luiz Antonio Calmon Nabuco; COSTA, Berlarmino César Guimarães (Orgs.). Tecnologia, cultura e formação... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2003. p. 97-114.

DIZARD JUNIOR, Wilson. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. 2. ed. rev. e atualizada. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000.

EPROINFO. Ambiente colaborativo de aprendizagem. 2006. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br>. Acesso em: 20 abr. 2006.

GIROUX, Henry. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad.: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

KAWAMURA, Lili Katsuco. Novas tecnologias e educação. São Paulo: Ática, 1990.

KELLNER, Douglas. Introdução. In: MARCUSE, Herbert.Tecnologia, guerra e fascismo. Trad.: Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo: Edunesp, 1999. p. 21-69.

______. A cultura da mídia: estudos culturais: identidade e política entre omoderno e o pós-moderno. Bauru: Edusc, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente.São Paulo: Cortez, 1999.

MALANCHEN, Julia. Política de educação a distância: democratização ou canto da sereia? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 6, p. 209-216, jun. 2007.

MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. Trad.: Maria Cristina Vidal Borba. São Paulo: Edunesp, 1999.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação: como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

MONTEIRO, Dilva Martins; RIBEIRO, Victoria Maria Brant; STRUCHINER, Miriam. As tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas: espaços de interação? Estudo de um fórum virtual. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, set./dez. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 20 abr. 2009.

MORAES, Raquel de Almeida. Informática na Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

______. A Primeira década da Informática Educativa na escola pública no Brasil: a história dos projetos Educom, Eureka e Gênese. In: SANTOS, Gilberto Lacerda (Org.). Tecnologias na educação e formação de professores. Brasília: Plano, 2003. p. 93-140.

______. Rumos da informática educativa no Brasil. Brasília: Plano, 2002.

MORAN, Jose Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

PARANÁ. Núcleo de Educação a Distância ”“ Nead, da Universidade Federal do Paraná, Disponível em: <http://nead.ufpr.br/cursos/midias/>. Acesso em: 20 abr. 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Curso Mídias na Educação. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/cursoMidiaEducacao>. Acesso em: 20 abr. 2009.

SÃO PAULO. Programa Mídias ”“ NCE/USP 2008. Disponível em: <http://www.slideshare.net/richard_romancini/programa-midias-nceusp-2008-presentation-596614>. Acesso em: 20 abr. 2009.

SILVA, Marco. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: ______ (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2003. p. 53-75.

SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Educação para a mídia como política pública: experiência britânica e referências para o Brasil. Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1. p. 73-100, 2007.

SOUZA, Paulo Renato. A Revolução gerenciada. Educação no Brasil. 1995-2002. São Paulo: Financial Times, Prentice Hall, 2005.

TERUYA, Teresa Kazuko. Trabalho e educação na era mediática. Maringá, PR: Eduem, 2006.

______. O uso do computador na escola pública e as expectativas dos estudantes. Teoria e Prática da Educação, Maringá, PR, v. 6, n. 14, p. 469-481, Ed. Especial, 2003.

Downloads

Publicado

31.12.2009

Como Citar

Teruya, T. K., & Moraes, R. de A. (2009). Mídias na educação e formação docente. Linhas Crí­ticas, 15(29), 327–343. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3552

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.