O “oceano quantitativista” na avaliação da pós-graduação: implicações no trabalho docente

Autores

  • Isabela Cristina Marins Braga Instituto de Ensino Superior Cenecista
  • Ranilce Guimarães-losif Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4342

Palavras-chave:

Política de avaliação, Pós-graduação em educação, Trabalho docente

Resumo

O trabalho discute as implicações do atual modelo de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no trabalho docente, sob a perspectiva dos professores de dois programas da área de educação da região Centro-Oeste do Brasil - um pertencente a uma instituição pública e outro a uma instituição privada, confessional. Os resultados apontam que o foco quantitativista nos critérios da política de avaliação, em detrimento dos aspectos qualitativos das atividades de ensino e extensão, compromete o trabalho docente e, consequentemente, afeta também a qualidade do ensino, algo que precisa ser revisto com urgência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, Almerindo Janela. Estado, globalização e políticas educacionais: elementos para uma agenda de investigação. Revista Brasileira de Educação. n. 22, p. 35-46, jan/fev/mar/abr.2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a05.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2012.

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das Políticas Educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. (Orgs.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

BRAGA, Isabela Cristina Marins. A política de Avaliação da pós-graduação: contradições diante da aprendizagem e cidadania docente. 2012. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Universidade Católica de Brasília, 2012. Pesquisa financiada pela Capes.

BRAGA, Isabela Cristina Marins; GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. A política de avaliação da pós-graduação diante da aprendizagem e cidadania docente. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2012, Corumbá-MS. Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas, formação e inovação. Corumbá-MS: UFMS, 2012, p. 1-12, ISSN: 2177-4927.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010. Dez. 2004. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpgs-anteriores>. Acesso em: 20 fev. 2012.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2009. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/EDUCA_19jun10.pdf> Acesso em: 21 fev. 2012.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Avaliação 2007-2009 Trienal 2010. Disponível em: <http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2011/03/EDUCA%C3%87%C3%83O-REL-AVAL.pdf> Acesso em: 21 fev. 2012.

BRASIL. Lei nº 12.702, de 07 de agosto de 2012. Brasília, 07 de agosto de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12702.htm> Acesso em: 30 de out. 2012.

BRASIL. Lei n° 12.863, de 24 de setembro de 2013. Brasília, 24 de setembro de 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12863.htm>. Acesso em: 22 jan.2014.

CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de; DOURADO, Luiz Fernandes. A política de avaliação da educação superior no Brasil em questão. Campinas [on line], v. 06, n. 04, p. 07-15, 2001. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/aval/v06n04/v06n04a02.pdf> Acesso em: 20 set. 2012.

EUSSE, Shirmênia Kaline da Silva Nunes; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. In: CASTRO, Alda Maria Duarte; FRANÇA, Magna. Política Educacional: contextos e perspectivas da educação brasileira. Brasília: Liber Livro, 2012. Cap. IV, p. 295-316.

FERRARO, Alceu Ravanello. A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Escola Superior de Tecnologia, São Leopoldo ”“ RS. Revista Brasileira de Educação. n.30, p. 47-69, set/out/nov/dez 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a05n30.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2011.

GUIMARÃES, André Rodrigues; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Trabalho docente universitário e privatização do conhecimento público: considerações preliminares. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Marxismo, Educação e Emancipação Humana. 2011. UFSC, Florianópolis-SC/Brasil, 2011, p. 1-16. Disponível em: <http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_09/e09d_t003.pdf> Acesso em: 23 maio 2012.

HORTA, José Silvério Baia. Avaliação da Pós-graduação: com a palavra os Coordenadores de Programas. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 19-47, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10134/9375> Acesso em: 17 set. 2012

MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 406-423, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a03v1133.pdf> Acesso em: 24 out. 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção para um novo senso comum, v. 4).

SAVIANI, Dermeval. A Pós-Graduação em Educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v. 1, n. 1, p. 1-19, jan./jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2011.

SHULTZ, Lynette. Governança global, neocolonialismo e respostas democráticas para políticas educacionais. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. (Org.) Política e Governança Educacional: contradições e desafios na promoção da cidadania. Brasília: Universa: Líber Livro, 2012. Cap. I, p. 27-40.

SOUSA, José Vieira de. Educação Superior no Brasil: expansão, avaliação e tendências na formação de professor. In: CUNHA, Célio da. SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia da. (Org.) Políticas Públicas de Educação na America Latina: lições aprendidas e desafios. Campinas-SP: Autores Associados, 2011. Cap 3, p. 193-240.

SINDICATO DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ”“ ANDES-SN. (a). Docentes voltarão à s ruas pela carreira. Informativo Especial Setor das Ifes, Brasília, mar. 2012. Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-981618833.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012.

SPAGNOLO, Fernando; SOUZA, Valdinei Costa. O que mudar na avaliação da Capes? RBPG. v. 1, n. 2, p. 8-34, nov. 2004. Disponível em: <http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.1_2_nov2004_/08_34_o_que_mudar_na_avaliacao_capes.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2012.

WEBER, Silke. A pós-graduação e a melhoria da Educação Básica: retomando um antigo debate. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia da. (Orgs.). Universidade e Educação Básica: políticas e articulações possíveis. Brasília: Faculdade de Educação/Universidade de Brasília; Liber Livro, 2012. Cap. 4, p. 267-282.

Downloads

Publicado

02.09.2014

Como Citar

Braga, I. C. M., & Guimarães-losif, R. (2014). O “oceano quantitativista” na avaliação da pós-graduação: implicações no trabalho docente. Linhas Crí­ticas, 20(42), 479–498. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4342

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.