Sistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019)

o que as pesquisas revelam?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33369

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Avaliação externa da educação, Avaliação da educação básica, Sistemas municipais de avaliação educacional, Qualidade educacional

Resumo

Este estudo objetiva analisar os caminhos da produção acadêmica sobre os sistemas municipais de avaliação (2014-2019), alocada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e portal de Periódicos CAPES. Adota-se uma abordagem qualitativa cuja técnica de análise e organização dos dados foi a análise de conteúdo, realizando leitura exploratória, categorização dos trabalhos e inferências. O pressuposto fundamental é o de que há sistemas em consolidação, fruto das políticas nacionais, principalmente da municipalização da oferta educacional. Estes sistemas necessitam melhor delineamento quanto aos pressupostos e às estratégias assumidas, e direcionamento face às responsabilidades assumidas nos municípios.

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Biografia do Autor

Bruno Layson Ferreira Leão, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Mestrando em Educação pelo POSEDUC/UERN (2020) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Atualmente pesquisa sobre sistemas municipais de avaliação educacional, políticas educacionais e accountability. E-mail: umleaum@gmail.com

Allan Solano Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Doutor em Educação pelo PPGed/UFRN (2016) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq). Atualmente pesquisa sobre Estado, Políticas e Administração Educacional, Responsabilidade e Responsabilização na Administração Educacional. E-mail: asolanosouza@gmail.com

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Publicado

24.11.2020

Como Citar

Layson Ferreira Leão, B. ., & Solano Souza, A. (2020). Sistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019): o que as pesquisas revelam?. Linhas Crí­ticas, 26, e33369. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33369

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