Sistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019)
o que as pesquisas revelam?
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33369Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Avaliação externa da educação, Avaliação da educação básica, Sistemas municipais de avaliação educacional, Qualidade educacionalResumo
Este estudo objetiva analisar os caminhos da produção acadêmica sobre os sistemas municipais de avaliação (2014-2019), alocada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e portal de Periódicos CAPES. Adota-se uma abordagem qualitativa cuja técnica de análise e organização dos dados foi a análise de conteúdo, realizando leitura exploratória, categorização dos trabalhos e inferências. O pressuposto fundamental é o de que há sistemas em consolidação, fruto das políticas nacionais, principalmente da municipalização da oferta educacional. Estes sistemas necessitam melhor delineamento quanto aos pressupostos e às estratégias assumidas, e direcionamento face às responsabilidades assumidas nos municípios.
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