O “oceano quantitativista” na avaliação da pós-graduação: implicações no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4342Palavras-chave:
Política de avaliação, Pós-graduação em educação, Trabalho docenteResumo
O trabalho discute as implicações do atual modelo de avaliação da pós-graduação stricto sensu adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no trabalho docente, sob a perspectiva dos professores de dois programas da área de educação da região Centro-Oeste do Brasil - um pertencente a uma instituição pública e outro a uma instituição privada, confessional. Os resultados apontam que o foco quantitativista nos critérios da política de avaliação, em detrimento dos aspectos qualitativos das atividades de ensino e extensão, compromete o trabalho docente e, consequentemente, afeta também a qualidade do ensino, algo que precisa ser revisto com urgência.
Downloads
Referências
AFONSO, Almerindo Janela. Estado, globalização e políticas educacionais: elementos para uma agenda de investigação. Revista Brasileira de Educação. n. 22, p. 35-46, jan/fev/mar/abr.2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a05.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2012.
AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das Políticas Educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.
BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. (Orgs.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BRAGA, Isabela Cristina Marins. A política de Avaliação da pós-graduação: contradições diante da aprendizagem e cidadania docente. 2012. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação) ”“ Universidade Católica de Brasília, 2012. Pesquisa financiada pela Capes.
BRAGA, Isabela Cristina Marins; GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. A política de avaliação da pós-graduação diante da aprendizagem e cidadania docente. In: XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste, 2012, Corumbá-MS. Educação e pesquisa no Centro-Oeste: políticas, formação e inovação. Corumbá-MS: UFMS, 2012, p. 1-12, ISSN: 2177-4927.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010. Dez. 2004. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/plano-nacional-de-pos-graduacao/pnpgs-anteriores>. Acesso em: 20 fev. 2012.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2009. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/EDUCA_19jun10.pdf> Acesso em: 21 fev. 2012.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Avaliação 2007-2009 Trienal 2010. Disponível em: <http://trienal.capes.gov.br/wp-content/uploads/2011/03/EDUCA%C3%87%C3%83O-REL-AVAL.pdf> Acesso em: 21 fev. 2012.
BRASIL. Lei nº 12.702, de 07 de agosto de 2012. Brasília, 07 de agosto de 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12702.htm> Acesso em: 30 de out. 2012.
BRASIL. Lei n° 12.863, de 24 de setembro de 2013. Brasília, 24 de setembro de 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/Lei/L12863.htm>. Acesso em: 22 jan.2014.
CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de; DOURADO, Luiz Fernandes. A política de avaliação da educação superior no Brasil em questão. Campinas [on line], v. 06, n. 04, p. 07-15, 2001. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/aval/v06n04/v06n04a02.pdf> Acesso em: 20 set. 2012.
EUSSE, Shirmênia Kaline da Silva Nunes; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. In: CASTRO, Alda Maria Duarte; FRANÇA, Magna. Política Educacional: contextos e perspectivas da educação brasileira. Brasília: Liber Livro, 2012. Cap. IV, p. 295-316.
FERRARO, Alceu Ravanello. A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação. Escola Superior de Tecnologia, São Leopoldo ”“ RS. Revista Brasileira de Educação. n.30, p. 47-69, set/out/nov/dez 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n30/a05n30.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2011.
GUIMARÃES, André Rodrigues; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Trabalho docente universitário e privatização do conhecimento público: considerações preliminares. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. Marxismo, Educação e Emancipação Humana. 2011. UFSC, Florianópolis-SC/Brasil, 2011, p. 1-16. Disponível em: <http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_09/e09d_t003.pdf> Acesso em: 23 maio 2012.
HORTA, José Silvério Baia. Avaliação da Pós-graduação: com a palavra os Coordenadores de Programas. Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 19-47, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10134/9375> Acesso em: 17 set. 2012
MICHELS, Maria Helena. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, p. 406-423, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a03v1133.pdf> Acesso em: 24 out. 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção para um novo senso comum, v. 4).
SAVIANI, Dermeval. A Pós-Graduação em Educação no Brasil: trajetória, situação atual e perspectivas. Revista Diálogo Educacional. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v. 1, n. 1, p. 1-19, jan./jun. 2000. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2011.
SHULTZ, Lynette. Governança global, neocolonialismo e respostas democráticas para políticas educacionais. In: GUIMARÃES-IOSIF, Ranilce. (Org.) Política e Governança Educacional: contradições e desafios na promoção da cidadania. Brasília: Universa: Líber Livro, 2012. Cap. I, p. 27-40.
SOUSA, José Vieira de. Educação Superior no Brasil: expansão, avaliação e tendências na formação de professor. In: CUNHA, Célio da. SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia da. (Org.) Políticas Públicas de Educação na America Latina: lições aprendidas e desafios. Campinas-SP: Autores Associados, 2011. Cap 3, p. 193-240.
SINDICATO DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ”“ ANDES-SN. (a). Docentes voltarão à s ruas pela carreira. Informativo Especial Setor das Ifes, Brasília, mar. 2012. Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-981618833.pdf>. Acesso em: 02 set. 2012.
SPAGNOLO, Fernando; SOUZA, Valdinei Costa. O que mudar na avaliação da Capes? RBPG. v. 1, n. 2, p. 8-34, nov. 2004. Disponível em: <http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/Vol.1_2_nov2004_/08_34_o_que_mudar_na_avaliacao_capes.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2012.
WEBER, Silke. A pós-graduação e a melhoria da Educação Básica: retomando um antigo debate. In: CUNHA, Célio da; SOUSA, José Vieira de; SILVA, Maria Abádia da. (Orgs.). Universidade e Educação Básica: políticas e articulações possíveis. Brasília: Faculdade de Educação/Universidade de Brasília; Liber Livro, 2012. Cap. 4, p. 267-282.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.