Martha Nussbaum’s studies and contributions to education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202140890

Keywords:

Book review, Education, Martha Nussbaum

Abstract

Book review:

Fávero, A. A., Tonieto, C., Consaltér, E., & Centenaro, J. B. (Orgs.). (2021). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. CRV.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS, Brasil

.

Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

.

 

Julia Costa Oliveira, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

.

References

Bechi, D., Trevisol, M. G., & Bilibio, R. A. (2021). A produção de conhecimento voltado para o mercado e a crise das humanidades: uma análise da Portaria MCTIC n. 1.122 a partir de Martha Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 257-274). CRV.

Cenci, A. V., Petry, C., & Casagranda, E. A. (2021). Emoções, vulnerabilidade e educação para um ethos democrático em Martha Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 159-171). CRV.

Centenaro, J. B., & Santos. A. P. (2021). O pensamento de Martha Nussbaum na pesquisa educacional brasileira: revisando teses e dissertações. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 237-255). CRV.

Copatti, C., Tramotina, C. C., & Sobrinho, S. C. (2021). Justiça, democracia e humanidades: reflexões para o ensino superior. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 205-219). CRV.

Fávero, A. A., Agostini, C., Uangna, E. M. L., & Rigoni, L. M. (2021f). Educação das emoções e formação humana: a imaginação narrativa na perspectiva de Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 173-188). CRV.

Fávero, A. A., Bukowski, C., & Centenaro, J. B. (2021c). Enfoque do desenvolvimento humano na construção de políticas educacionais com foco nas capacidades. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 61-78). CRV.

Fávero, A. A., Dalquiavon, G., Oliveira, J. C., & Faria, T. L. (2021g). A meritocracia que reforça a desigualdade: crítica às “medições” em Educação à luz da Teoria das Capacidades. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 275-289). CRV.

Fávero, A. A., Kapczynski, A. L., & Marques, M. (2021d). Direitos fundamentais e a justiça: a dimensão ética e política da teoria das capacidades. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 93-109). CRV.

Fávero, A. A., Silva, D. M., & Silva, A. S. (2021h). A filosofia e a pedagogia socrática como princípio educativo para o fortalecimento de capacidades humanas. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 307-323). CRV.

Fávero, A. A., Stefanello, F., & Rosa, F. N. da. (2021e). Interculturalidade e cidadania universal: o papel imprescindível das humanidades na perspectiva de Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 143-158). CRV.

Fávero, A. A., Tonieto, C., Consaltér, E., & Centenaro, J. B. (2021b). Políticas públicas e a efetivação das capacidades humanas: o papel central da educação. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 29-45). CRV.

Fávero, A. A., Tonieto, C., Consaltér, E., & Centenaro, J. B. (Orgs.). (2021a). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. CRV.

Leite, A. C. C., Simon, C., & Guerra, S. Z. (2021). Mulheres e educação: contribuições de Martha Nussbaum e as práticas escolares no Brasil. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 189-204). CRV.

López, A. S., & Roman, M. F. (2021). El revés de la cultura: el desvelo de las capacidades humanas y género. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Org.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 47-59). CRV.

Pagliarin, L. L. P., Marcelino, P. C., & Kohls, R. C. (2021). Docência na educação superior e as capacidades humanas em Nussbaum: para além da profissionalização e do pragmatismo economicista. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 221-235). CRV.

Pinheiro, A. P., & Sartori, J. (2021). A educação democrática em Nussbaum e a educação libertadora em Freire: relações e aproximações. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. (pp. 111-125). CRV.

Rocha, J., & Madaloz, M. A. M. (2021). Algumas indicações de convergências e divergências nos conceitos de formação humana entre as tradições da paideia, da bildung e os desafios da atualidade em Martha Nussbaum. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 291-306). CRV.

Silveira, C. L. A. dos., Estormovski, R. C., & Zardo, S. M. (2021). A função política da palavra para a formação do sujeito no mundo na visão de Nussbaum e Freire. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 127-142). CRV.

Zambam, N. J., & Martinelli, L. S. (2021). A abordagem das capacitações (capabilities) e a educação para a liberdade. Em A. A. Fávero, C. Tonieto, E. Consaltér, & J. B. Centenaro (Orgs.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação (pp. 79-91). CRV.

Published

2021-12-06

How to Cite

Pagliarin, L. L. P., Santos, A. P. dos, & Oliveira, J. C. (2021). Martha Nussbaum’s studies and contributions to education. Linhas Críticas, 27, e40890. https://doi.org/10.26512/lc27202140890

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.