Sistematização da tabuada em duas proposições de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20109

Palavras-chave:

Educação matemática, Proposições de ensino, Tabuada

Resumo

Investigamos o movimento de sistematização da tabuada proposta em dois livros didáticos do segundo ano do ensino fundamental, um brasileiro e outro russo. Constatamos que as duas proposições seguem movimentos distintos. Na brasileira, a tabuada surge a partir da observação das quantidades. A essência conceitual resulta da aparência externa dos agrupamentos, carente de análise nas relações que geram sua lógica interna. Na proposição russa, por sua vez, o ensino da tabuada contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular, a partir das relações entre grandezas discretas e contínuas.

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Biografia do Autor

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ediséia Suethe Faust Hobold, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

13.02.2019

Como Citar

Rosa, J. E. da, & Hobold, E. S. F. (2019). Sistematização da tabuada em duas proposições de ensino. Linhas Crí­ticas, 24, e20109. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20109

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

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