Assumir a infância e a educação como prioridades (apresentação)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34622

Resumo

Texto de apresentação do dossiê Tempo de pausa ou de crise?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Ogg Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Professora Adjunta no curso de graduação em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Território dos Estudos da Infância (TEI/UERJ). E-mail: lisandraogg@yahoo.com.br

Monique Aparecida Voltarelli, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Educação pela USP. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional (PPGEMP-UnB), e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI/ FEUSP). E-mail: moniquevoltarelli@yahoo.com.br

Referências

Benjamin, W. (2002). Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Duas Cidades, Editora 34.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Assembléia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1990). Decreto nº. 99.710, de 21 de novembro de 1990 (Promulga a Convenção sobre os Direito da Criança). Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm

Cicu, L. (2005). Le api il miele la Poesia. Dialettica intertestuale e sistema letterario greco-latino. Casa Editrici Università degli Studi di Roma La Sapienza.

Le Monde. (2020, outubro 04). Citations. Le Monde. https://dicocitations.lemonde.fr/pensamentos/citacao/3677.php

Observatório da Criança e do Adolescente (2020, outubro 02). Cenário da infância. Observatório da Criança e do Adolescente. https://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia

Pinto, M., & Sarmento, M. (1997). As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: Pinto, M., & Sarmento, M. J.(Coords.). As crianças: contextos e identidades. Universidade do Minho.

Qvortrup, J. (2011). Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social”. Pro-posições, 22(1), 199-211. https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000100015

Rosemberg, F. (1976). Educação para quem? Ciência e Cultura, 2(12), 1466-1471.

United Nations Children’s Fund (UNICEF). (2011). Child Outlook: a policy briefing on global trends and their implications for children. United Nations Children’s Fund.

Downloads

Publicado

14.10.2020

Como Citar

Ogg Gomes, L., & Voltarelli, M. A. . (2020). Assumir a infância e a educação como prioridades (apresentação). Linhas Crí­ticas, 26, e34622. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34622

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?