“Tornar-se mestre de si”: sobre a atualidade ético-educativa de um desafio clássico

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo - RS

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3920

Palavras-chave:

Domínio de si, Caráter, Descentração, Vontade, Autorregulação

Resumo

O presente texto propõe-se a revisitar Aristóteles, Kant e Piaget com o propósito de identificar, em tais autores, contribuições para tematizar uma problemática central à esfera da educação moral, a saber, o “tornar-se mestre de si”. Apesar da distância temporal e das diferenças teóricas existentes entre os três autores, defende-se a posição de que as suas abordagens convergem na defesa da necessidade do desenvolvimento, no indivíduo, da capacidade de domínio de si. Tal domínio possibilita ao sujeito fazer frente à imediatez dos desejos e constitui-se como condição para alcançar um nível satisfatório de coerência entre o juízo moral e a ação. Em última instância, quando vinculada ao campo da formação moral, essa problemática indica a necessidade de educar os sujeitos de modo a criar condições para se autorregularem moralmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo - RS

Professor do curso de filosofia e do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Passo Fundo/RS.

Referências

AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril, 1973.

___ . O livre arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995.

ARENDT, H. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. 2 ed. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1993.

ARISTÓTELES. Ethique a Nicomaque. Paris: Vrin, 1959 (Trad. J. Tricot).

___ . Ética Eudemiana In: Ética Nicomáquea/ Ética Eudemiana. 3ed. Madrid: Gredos, 1995.

AUBENQUE, P. La prudence chez Aristote. 2ed. Paris: PUF, 1997.

CHAUÃ, M. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

FARIAS, M. C. B. A liberdade esquecida. São Paulo: Loyola, 1995.

GADAMER, H.-G. Verdad y método (v.I). Salamanca: Sígueme, 1984.

KANT, I. Úber Pädagogik. In: Scriften zur Anthropologie, Geschichtsphilosophie, Politik und Pädagogik. Werke Bd.9/10. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983a.

____ . Kritik der Urteilskraft. Werke Bd. 8. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983b.

____ . Grundlegung zur Metaphysik der SitteN. In: Scriften zur Ethik und Religionsphilosophie. Werke Bd. 6. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983c.

____ . Lecciones de ética. Barcelona: Crítica, 1988.

____ . La metafísica de las costumbres. 2 ed. Madrid: Tecnos, 1994.

____ . Sobre a pedagogia. 2 ed. Piracicaba: Unimep, 1999.

KLEIN, Z. La notion de dignité humaine dans la pensée de Kant et de Pascal. Paris: Vrin: 1968.

LA TAILLE, Y. A educação moral: Kant e Piaget. In: MACEDO, L. (Org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do psicólogo, 1996.

MUÑOZ, A. A. Liberdade e causalidade: ação, responsabilidade e metafísica em Aristóteles. São Paulo: Discurso, 2002.

MUNZEL, F. Kant’s conception of moral character: the critical link of morality, antropology and reflective judgment. Chicago: The University of Chicago Press, 1999.

OVIDEO. Metamorfoses. Lisboa: Cotovia, 2007.

PATZIG, G. Principium diiudicationes und principium executionis: Über transzendentalpragmatische Begründungsansätze für Verhaltensnormen. In: Gesammelte Schriften I. Göttingen: Wallstein, 1994, p.255-274.

PHILONENKO, A. Introduction. In: KANT, Emmanuel. Réflexions sur l ´éducation. 8 ed. Paris: Vrin, 2000.

PLATÃO. Protagoras, o los sofistas. In: Obras completas. 2ed. Madrid: Aguilar, 1993.

PIAGET, J. Les relations entre laffectivité et lintelligence dans le développment mental de l`enfant. Paris: Centre de Documentation Universitaire, 1954. Disponível em: http://www.fondationjeanpiaget.ch/fjp/site/textes/VE/JP_54_cours_affect.pdf. Acesso em: 10.09.2009.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Cenci, A. V. (2012). “Tornar-se mestre de si”: sobre a atualidade ético-educativa de um desafio clássico. Linhas Crí­ticas, 18(36), 265–282. https://doi.org/10.26512/lc.v18i36.3920

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.