Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32073

Palavras-chave:

Ensino superior, Estudantes do ensino superior, Autorregulação das aprendizagens, Desempenho acadêmico

Resumo

Na educação, a autorregulação envolve diferentes aspectos de monitorização, volição e ações direcionadas à realização de objetivos. Pretende-se verificar a fiabilidade e a validade de um instrumento de autorregulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior e identificar como esta se relaciona com o desempenho acadêmico. Participaram 516 estudantes de Institutos Federais do Brasil que responderam a um questionário on-line. O questionário revelou índices adequados de ajustamento psicométrico e a autorregulação explica significativamente o desempenho acadêmico dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juana de Carvalho Ramos Silva, Universidade de Lisboa, Portugal

Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico de Santarém, doutoranda em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa, bolsista da Fundação para Ciência e Tecnologia, investigadora de temáticas referentes a Psicologia da Educação, especificamente quanto a autorregulação das aprendizagens e feedback no âmbito do Ensino Superior. E-mail: juanasilva@campus.ul.pt

Carolina Fernandes de Carvalho, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutorada em Educação na especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa, professora no Instituto de Educação desta Universidade e membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Investigadora em diferentes projetos nacionais e internacionais com vários artigos e capítulos publicados na área da Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento. E-mail: cfcarvalho@ie.ulisboa.pt

Referências

Almeida, L. S., & Soares, A. P. (2004). Os estudantes universitários: Sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. Em E. Mercuri, & S. A. J. Polydoro (Orgs). Estudante universitário: Características e experiências de formação (pp. 15-40). Cabral Editora e Livraria Universitária.

Almeida, L. S., Soares, A. P., & Ferreira, J. A. (2001). Adaptação, rendimento e desenvolvimento dos estudantes no Ensino Superior: construção do questionário de vivências académicas. Methodus: Revista Científica e Cultural, 3(5), 3-20. http://hdl.handle.net/1822/12082

Araújo, A. P. de Q. C. (2002). Avaliação e manejo da criança com dificuldade escolar e distúrbio de atenção. Jornal de Pediatria, 78, 104-110. http://doi.org/10.1590/S0021-75572002000700013

Asún, R. A., Rdz-Navarro, K., & Alvarado, J. M. (2015). Developing Multidimensional Likert Scales Using Item Factor Analysis: The Case of Four-point Items. Sociological Methods & Research, 45(1), 109-133. https://doi.org/10.1177/0049124114566716

Bandura, A. (1986). Social Foundations of Thought and Action. A Social Cognitive Theory. Prentice-Hall.

Bandura, A. (1991). Self-regulation of motivation through anticipatory and self- reactive mechanisms. Em R. A. Dienstbier (Ed.). Perspectives on motivation: Nebraska symposium on motivation (pp. 69-164). University of Nebraska Press.

Bandura, A. (2008). A teoria social cognitiva na perspectiva da agência. Em A. Bandura, R. Azzi, & S. A. J. Polydoro (Orgs.). Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos (pp. 69-96). Artmed.

Borkowski, J. G. (1992). Metacognitive theory: a framework for teaching literacy, writing, and math skills. Journal of Learning Disabilities, 25(4), 253-257. http://doi.org/10.1177/002221949202500406

Boruchovitch, E. (2014). Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 18(3), 401-409. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183759

Boruchovitch, E., & Santos, A. A. (2015). Psychometric Studies of the Learning Strategies Scale for University Students. Paidéia, 25(60), 19-27. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201504

Broadbent, J., & Poon, W. (2015). Self-regulated learning strategies & academic achievement in online higher education learning environments: A systematic review. The Internet and Higher Education, 27. https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2015.04.007

Damásio, B. F. (2012). Uso da análise fatorial exploratória em psicologia. Avaliação Psicológica, 11(2), 213-228. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6674931

Deci, E., & Ryan, R. (2008). Facilitating optimal motivation and psychological well-being across life's domains. Canadian Psychological, 49(1), 14-23. https://doi.org/10.1037/0708-5591.49.1.14

Fernández, E., Bernardo, A., Suárez, N., Carezo, R., Núñez, J., & Rosario, P. (2013). Predicción del uso de estrategias de autorregulación en la educación superior: Un análisis a nivel individual y de contexto. Anales de Psicología, 29(3), 865-875. https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.139341

Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2017). Program FACTOR at 10: origins, development and future directions. Psicothema, 29(2), 236-241. https://doi.org/10.7334/psicothema2016.304

Freire, L. (2009). Auto-regulação da Aprendizagem. Ciências e Cognição Revista Interdisciplinar de Estudos da Cognição, 14(2), 276-286. http://cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/115

Frison, L. M. B., & Veiga Simão, A. M. (2011). Abordagem (auto)biográfica – narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, 34(2), 198-206. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=848/84819058010

Good, C. V., & Kappa, P. D. (1959). Dictionary of education. McGraw-Hill.

Hattie, J., & Timperley, H. (2007). The Power of Feedback. Review of Educational Research, 77(1), 81-112. https://doi.org/10.3102/003465430298487

Howard, M. C. (2016). A Review of Exploratory Factor Analysis Decisions and Overview of Current Practices: What We Are Doing and How Can We Improve? International Journal of Human–Computer Interaction, 32(1), 51-62. https://doi.org/10.1080/10447318.2015.1087664

Kuenzer, A. (2005). Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. Em D. Saviani, J. L. Sanfelice, & J. C. Lobardi. Capitalismo, trabalho e educação (pp. 77-96). Autores Associados. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/exclusao_includente_acacia_kuenzer

Lopez, S. J. (2009). The Encyclopedia of Positive Psychology. Wiley- Blackwell.

Lorenzo-Seva, U., & Ferrando, P. J. (2013). Factor 9.2: A comprehensive program for fiting exploraty and semiconfirmatory factor analysis and IRT models. Applied Psychological Measurement, 37(6), 497-498. https://doi.org/10.1177/0146621613487794

Lorenzo-Seva, U., & Van Ginkel, J. R. (2016). Multiple Imputation of missing values in exploratory factor analysis of multidimensional scales: estimating latent trait scores. Anales de Psicología/Annals of Psychology, 32(2), 596-608. https://doi.org/10.6018/analesps.32.2.215161

Maciel, A. G., & Alliprandini, P.M. (2018). Autorregulação da aprendizagem: panorama nacional dos estudos de intervenção no Ensino Superior. Revista Cocar 12(23), 145-167. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1722

Núñez, I. B., Melo, M. M. P. de, & Gonçalves, P. G. F. (2019). Controle e autorregulação da aprendizagem na teoria de P. Ya. Galperin. Linhas Críticas, 24, 322-341. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19721

Oliveira, K. L., Boruchovitch, E., Santos, A., & Santos, A. A. (2009). Estratégias de Aprendizagem e Desempenho Acadêmico: Evidências de Validade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(4), 531-536. https://doi.org/10.1590/S010237722009000400008

Panadero, E., & Alonso-Tapia, J. (2014). How do students self-regulate? Review of Zimmerman’s cyclical model of self-regulated learning. Anales de Psicología / Annals of Psychology, 30(2), 450-462. https://doi.org/10.6018/analesps.30.2.167221

Pintrich, P. R. (2004). A conceptual framework for assessing motivation and self-regulated learning in college students. Educational Psychology Review, 16(4), 385-407. https://doi.org/10.1007/s10648-004-0006-x

Rosário, P. (2004). Estudar o estudar: (Des)venturas do Testas. Porto Editora

Schreiber, J. B., Nora, A., Stage, F. K., Barlow, E. A., & King, J. (2006). Reporting structural equation modeling and confirmatory factor analysis results: A review. The Journal of Educational Research, 99(6), 323-337. https://doi.org/10.3200/JOER.99.6.323-338

Schunk, D. H., & Zimmerman, B. J. (2008). Motivation and Self-Regulated Learning: Theory, Research, and Applications. Lawrence Erlbaum Associates Publishers.

Silva, J., Dias, P., & Silva, M. C. (2017). Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Revista da UIIPS, 5(3), 6-21. https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/14522/10907

Sousa, C. P. (1997). Avaliação do rendimento escolar: sedimentação de significados. Em C. P. Sousa. Avaliação do Rendimento Escolar (pp. 143-151). Papirus.

Turmena, L., & Azevedo, M. L. (2017). A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Institutos Federais em questão. Revista Diálogo Educacional, 17(54), 1067-1084. http://doi.org/10.7213/1981-416X.17.054.DS01

Zimmerman, B. J. (1989). Models of self-regulated learning and academic achievement. Em B. J. Zimmerman, & D. H. Schunk. Self-regulated learning and academic achievement: Theory, research, and practice (pp. 1-25). Springer. http://doi.org/10.1007/978-1-4612-3618-4_1

Zimmerman, B. J. (2000). Attaining self-regulation: A social-cognitive perspective. Em M. Boekaerts, P. Pintrich, & M. Zeidner. (Eds.). Handbook of Self-regulation: Theory, research, and applications (pp. 13-39). Academic Press. http://doi.org/10.1016/b978-012109890-2/50031-7

Zimmerman, B. J. (2008). Investigating self-regulation and motivation: Historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, 45(1), 166-183. https://doi.org/10.3102/0002831207312909

Zimmerman, B. J., & Moylan, A. R. (2009). Self-regulation: Where metacognition and motivation intersect. Em D. J. Hacker, J. D. Kent, & A. C. Graesser. Handbook of metacognition in education (pp. 299-315). Routledge.

Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (2011). Self-regulated learning and performance: An introduction and an overview. Em B. J. Zimmerman, & D. H. Schunk. Handbook of self-regulation of learning and performance (pp. 1-12). Routledge.

Downloads

Publicado

14.10.2020

Como Citar

de Carvalho Ramos Silva, J., & Fernandes de Carvalho, C. (2020). Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 26, e32073. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32073

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.