Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32073

Palavras-chave:

Ensino superior, Estudantes do ensino superior, Autorregulação das aprendizagens, Desempenho acadêmico

Resumo

Na educação, a autorregulação envolve diferentes aspectos de monitorização, volição e ações direcionadas à realização de objetivos. Pretende-se verificar a fiabilidade e a validade de um instrumento de autorregulação da aprendizagem para estudantes do ensino superior e identificar como esta se relaciona com o desempenho acadêmico. Participaram 516 estudantes de Institutos Federais do Brasil que responderam a um questionário on-line. O questionário revelou índices adequados de ajustamento psicométrico e a autorregulação explica significativamente o desempenho acadêmico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Juana de Carvalho Ramos Silva, Universidade de Lisboa, Portugal

Mestre em Educação pelo Instituto Politécnico de Santarém, doutoranda em Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa, bolsista da Fundação para Ciência e Tecnologia, investigadora de temáticas referentes a Psicologia da Educação, especificamente quanto a autorregulação das aprendizagens e feedback no âmbito do Ensino Superior. E-mail: juanasilva@campus.ul.pt

Carolina Fernandes de Carvalho, Universidade de Lisboa, Portugal

Doutorada em Educação na especialidade de Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa, professora no Instituto de Educação desta Universidade e membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Investigadora em diferentes projetos nacionais e internacionais com vários artigos e capítulos publicados na área da Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento. E-mail: cfcarvalho@ie.ulisboa.pt

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Publicado

14.10.2020

Como Citar

de Carvalho Ramos Silva, J., & Fernandes de Carvalho, C. (2020). Autorregulação de aprendizagens e o desempenho acadêmico no ensino superior. Linhas Crí­ticas, 26, e32073. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32073

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