Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4127

Palavras-chave:

Progresso moral, Reconhecimento, Modernidade, Contradições paradoxais, Formação

Resumo

O presente texto tematiza a concepção de progresso moral presente na teoria do reconhecimento honnethiana visando a extrair dela aportes à ideia de formação humana. Para dar conta de tal intento, procura-se mostrar em que sentido ocorre, com a modernidade, uma evolução em cada uma das esferas do reconhecimento e como tal evolução pode ser lida como progresso moral. Esse passo ajuda a explicitar, então, os princípios que dão sustentação à ideia de progresso moral para, por fim, situar, à luz da teoria do reconhecimento de Honneth, alguns questionamentos e indicativos para a formação humana a partir do contraste entre os conceitos de progresso moral e de contradições paradoxais.

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Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor do curso de filosofia e do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Passo Fundo/RS.

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Publicado

25.09.2013

Como Citar

Cenci, A. V. (2013). Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana. Linhas Crí­ticas, 19(39), 271–288. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4127

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