Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana

Autores

  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4127

Palavras-chave:

Progresso moral, Reconhecimento, Modernidade, Contradições paradoxais, Formação

Resumo

O presente texto tematiza a concepção de progresso moral presente na teoria do reconhecimento honnethiana visando a extrair dela aportes à ideia de formação humana. Para dar conta de tal intento, procura-se mostrar em que sentido ocorre, com a modernidade, uma evolução em cada uma das esferas do reconhecimento e como tal evolução pode ser lida como progresso moral. Esse passo ajuda a explicitar, então, os princípios que dão sustentação à ideia de progresso moral para, por fim, situar, à luz da teoria do reconhecimento de Honneth, alguns questionamentos e indicativos para a formação humana a partir do contraste entre os conceitos de progresso moral e de contradições paradoxais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo - UPF

Professor do curso de filosofia e do programa de pós-graduação em educação da Universidade de Passo Fundo/RS.

Referências

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Eve. Le nouvel esprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 1999.

DALBOSCO, Cláudio Almir. Pragmatismo, teoria crítica e educação. Campinas: Autores Associados, 2010.

HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. 2ed. São Paulo: Brasilense, 1990.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

HONNETH, Axel. Redistribution as recognition: a response to Nancy Fraser. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition. Londres/Nova York: Verso, 2003b. p. 110-197.

HONNETH, Axel. The point of recognition: a rejoinder to the rejoinder. In: FRASER, Nancy; HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition. Londres/NY: Verso, 2003c. p. 237-267.

HONNETH, Axel. Une pathologie sociale de la raison. Sur l Ìhéritage intellectuel de la théorie critique. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006a (p.101-130).

HONNETH, Axel. La reconnaissance comme ideologie. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006b (p.245-274).

HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Les paradoxes du capitalisme: un programme de recherche. In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006c (p.275-303).

HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Capitalisme et réalisation de soi: les paradoxes de l’individuation In: La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006d (p.305-323).

HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Reificación: un estudio en la teoria del reconocimiento. Buenos Aires: Katz, 2007.

HONNETH, Axel.; HARTMANN, Martin. Das Recht der Freiheit, Berlin: Suhrkamp Verlag, 2011.

MUHL, Eldon Henrique. Cultura empresarial e formação docente. In: CENCI, Angelo Vitório; FAVERO, Altair Alberto; TROMBETTA, Gerson Luis. Universidade, filosofia e cultura. Passo Fundo: UPF editora, 2009.

NOBRE, Marcos. Introdução. In: HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.

SGRÓ, Margarita. Educação pós-filosofia da história: racionalidade e emancipação. São Paulo: Cortez, 2007.

SIMMEL, Georg. Les grandes villes et la vie de l Ìesprit. Paris: L ÌHerne, 2007.

TAYLOR, Charles. Ética de la autenticidad. Barcelona: Paidós, 1994.

Downloads

Publicado

25.09.2013

Como Citar

Cenci, A. V. (2013). Reconhecimento e progresso moral: aportes da concepção de modernidade de Honneth para a ideia de formação humana. Linhas Crí­ticas, 19(39), 271–288. https://doi.org/10.26512/lc.v19i39.4127

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.