Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21850

Palavras-chave:

Didática, Ensino desenvolvimental, Políticas educacionais

Resumo

O artigo apresenta a concepção de didática desenvolvimental e discute sua relevância para as práticas de ensino-aprendizagem no contexto brasileiro. A didática desenvolvimental pode constituir-se como referência aos educadores brasileiros para práticas de ensino em contraposição ao modelo de educação escolar baseado em resultados. Inicia-se fazendo referência à constituição e implantação do Sistema de Ensino Elkonin-Davydov na Rússia e em seguida é feita a exposição da teoria de Davydov, em especial seus princípios e elementos que fundamentam uma didática desenvolvimental. Por fim, são apontadas as contribuições da didática desenvolvimental para as práticas de ensino-aprendizagem na educação escolar brasileira em face das políticas educacionais neoliberais em curso no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel A. Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP). Professora Adjunta na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Coordenadora da Equipe Editorial da Revista Educativa. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (CNPq). Email: raquelmarram@gmail.com

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-doutor em Educação (Universidade de Valladolid, Espanha). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (CNPq). Vice-Presidente do CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas em Didática. Membro do GT Didática da ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.

Referências

Davídov V. V., Márkova, A. K. (1987). La concepción de la actividad de estudio en los escolares. In: Shuare, M (ed.) La psicología evolutiva y pedagogica en la URSS: Antología, Editorial Progreso, Moscú.

Davídov, V. V. (1982). Tipos de generalización en la enseñanza (3a ed). (Shuare, M. Trad.). Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Davídov, V. V. (1988b). La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental (Trad. Shuare M.). Moscú: Editorial Progreso.

Davydov, V. V. (1988a). Problems of developmental Teaching – The experience of theoretical and experimental psychological research. Soviet Education, 30(8) 15-97.

Davydov, V. V. (1998). The Concept of Developmental Teaching. Journal of Russian & East European Psychology, 36(4), 11-36.

Davydov, V. V. (1999a). A new approach to the interpretation of activity structure and content. In Hedegaard, M. & Jensen, U. J. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Aarhus (Dinamarca): Aarhus University Press.

Davydov, V. V. (1999b). What is real learning activity? (pp.123-138) In Hedegaard, M & Lompscher, J. (eds.). Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press.

Davydov, V. V. (2017). Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos possíveis princípios doensinoem um futuro próximo. (211-223, livro I). (Trad. Rosa, J. E. & Damazio, A.). In Longarezi, A. M., Puentes, R. V. (orgs), Ensino desenvolvimental: antologia. Uberlândia: Edufu.

Davydov, V. V., & Markova, A. K. (1982). A Concept of Educational Activity for Schoolchildren. Soviet Psychology, 21(2), p. 50-76.

Dubet, F. (2004). O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, 34(123), 539-555.

Freitas, R. A. M. M. (2016). Formação de conceitos na aprendizagem escolar e a atividade de estudo como forma básica para a organização do ensino Educativa, 19 (2): 388-418.

Guseva, L. G. & Solomonovich, Mark (2017). Implementing the Zone of to Developmental: From the Pedagogical Experiment to Developmental Education Sistem of Leonid Zankov. International Electronic Journal of Elementary Education, 9(4), 775-786.

Kudriavtsev, V. T. (2011) V. V. Davydov. Milestones and Stages of His Life. Journal of Russian & East European Psychology, 49(6), 3-17.

Lazaretti, L. M. (2011). D. B. Elkonin: vida e obra de um autor da psicologia históricocultural. São Paulo: Editora Unesp.

Libâneo, J. C. & Freitas, R. A. M. M. (2017). Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico (pp. 331-366). In Longarezi, A. M & Puentes, R. V. (Orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos Uberlândia: Editora UFU.

Libâneo, J. C. & Freitas, R. A. M. M. (2018). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Espaço Acadêmico.

Libâneo, J. C. (2014). Internacionalização das políticas educacionais: elementos para uma análise pedagógica de orientações curriculares para o ensino fundamental e de propostas para a escola pública (pp. 13-56). In Silva, M. A. da & Cunha, C. da. Educação Básica: políticas, avanços, pendências. Campinas (SP): Autores Associados.

Libâneo, J. C. (2016). A teoria do ensino desenvolvimental e o planejamento de ensino. Educativa 19 (2): 363-387.

Prestes, Z. R. (2010). Quando não é a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado, Educação, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Puentes, R. V. (2017). Didática desenvolvimental da atividade: o sistema ElkoninDavidov (1958-2015). Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag., 1(1), 20-58.

Repkin, V. V. (2003). Developmental Teaching and Learning Activity. Journal of Russian & East European Psychology, 41(5), 10-33.

Rubtsov, V. (1996). A atividade de aprendizagem e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares (pp. 129-137). In Garnier, C., Bednarz, N. & Ulanovskaya, I. (Orgs.). Após Vygotsky e Piaget: perspectiva social e construtivista: escola russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas.

Silva, S. P. (2014). O processo de implementação das políticas educacionais e repercussões nas formas de gestão da escola e no processo de ensino-aprendizagem: o Pacto pela Educação em Goiás. Tese de doutorado, Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil.

Unesco - Organizações das Nações Unidas para e Educação, Ciência e Cultura – Unesco (1990). Declaração Mundial sobre Educação Para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia: Unesco.

Zinchenko, V. P. (2011). For the Eightieth Anniversary of the Birthday of V. V. Davydov (1930-1998). The Experience of Thinking About Thinking. Journal of Russian and East European Psychology, 49(6), 18-44.

Zuckerman, G. A. (2011). Developmental Education - A Genetic Modeling Experiment. Journal of Russian and East European Psychology, 49 (6), 45-63.

Zuckerman, G. A. (2014). Developmental education (pp. 177-202). In A. Yasnitsky; R. Van der Veer, Ferrari, M. The Cambridge Handbook of Cultural-Historical Psychology. Cambridge: Cambridge University Press.

Downloads

Publicado

13.02.2019

Como Citar

Freitas, R. A. M. da M., & Libâneo, J. C. (2019). Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil. Linhas Crí­ticas, 24, e21850. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21850

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.