Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21850

Palavras-chave:

Didática, Ensino desenvolvimental, Políticas educacionais

Resumo

O artigo apresenta a concepção de didática desenvolvimental e discute sua relevância para as práticas de ensino-aprendizagem no contexto brasileiro. A didática desenvolvimental pode constituir-se como referência aos educadores brasileiros para práticas de ensino em contraposição ao modelo de educação escolar baseado em resultados. Inicia-se fazendo referência à constituição e implantação do Sistema de Ensino Elkonin-Davydov na Rússia e em seguida é feita a exposição da teoria de Davydov, em especial seus princípios e elementos que fundamentam uma didática desenvolvimental. Por fim, são apontadas as contribuições da didática desenvolvimental para as práticas de ensino-aprendizagem na educação escolar brasileira em face das políticas educacionais neoliberais em curso no país.

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Biografia do Autor

Raquel A. Marra da Madeira Freitas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, SP). Professora Adjunta na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Coordenadora da Equipe Editorial da Revista Educativa. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (CNPq). Email: raquelmarram@gmail.com

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-doutor em Educação (Universidade de Valladolid, Espanha). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (CNPq). Vice-Presidente do CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas em Didática. Membro do GT Didática da ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

13.02.2019

Como Citar

Freitas, R. A. M. da M., & Libâneo, J. C. (2019). Didática desenvolvimental e políticas educacionais para a escola no Brasil. Linhas Crí­ticas, 24, e21850. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.21850

Edição

Seção

Dossiê Didática desenvolvimental: diferentes concepções histórico-culturais

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