Do tornar-se professor à criação nos processos de formação em saúde

um estudo biografemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30958

Palavras-chave:

Biografema, Educação em saúde, Educação superior, Estilos de docência

Resumo

Este estudo toma processos de formação em saúde com o objetivo de analisar características da docência e seus efeitos nos espaços educacionais. Foram utilizadas conversas com professores dos cursos de educação superior da área. Lançou-se mão de um método de pesquisa denominado Biografema, uma estratégia que valoriza dobras da vida com a obra, em movimento de tornar-se o que se é. Os dados produzidos apontam para as relações da docência com a pesquisa, desta com aspectos do vivido e com transformações desejadas. Destaca-se a possibilidade de fortalecer discussões a partir de uma didática baseada na filosofia da diferença, como caminho para que professores e alunos assumam estilos singulares.

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Biografia do Autor

Emília Carvalho Leitão Biato, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em educação, professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB), docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Modalidade Profissional e do Departamento de Odontologia. Participa do Núcleo de Pesquisa Escrileituras da Diferença (UFRGS) e do Grupo de Estudos sobre Formação e Integração ensino-serviço-comunidade (GEFIESCO/UnB). Atua a partir dos referenciais da filosofia da diferença, com os temas formação profissional e educação em saúde. E-mail: emiliacbiato@yahoo.com.br

Luiza Tessmann, Universidade de Brasília, Brasil

Estudante de graduação do curso de Farmácia - Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia ”“ Brasília. Participa do Grupo de Estudos sobre Formação e Integração ensino-serviço-comunidade (GEFIESCO/UnB). E-mail: luiza.tessmann@gmail.com

Claudia Maffini Griboski, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Educação e professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Educação/Modalidade Profissional. É integrante dos Grupos de Pesquisa: GEPAES; GEFIESCO e REDE UNIVERSITAS/DF. E-mail: cgriboski4@gmail.com

Dayde Lane Mendonça da Silva, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Ciências Biológicas, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) e professora adjunta do Departamento de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB). Orientadora no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. Integra o GEFIESCO e atua principalmente nos seguintes temas: Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Formação em Saúde. E-mail: daydelane@gmail.com

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Publicado

21.09.2020

Como Citar

Carvalho Leitão Biato, E., Tessmann, L., Maffini Griboski, C., & Mendonça da Silva, D. L. (2020). Do tornar-se professor à criação nos processos de formação em saúde: um estudo biografemático. Linhas Crí­ticas, 26, e30958. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30958

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