Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil

Authors

  • Olgamir Francisco de Carvalho Universidade de Brasília - UnB
  • Bernardo Kipnis Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3566

Keywords:

Formação profissional;, Educação comparada;, Reforma da educação profissional e tecnológica

Abstract

Este artigo tem por objetivo trazer alguns elementos como contribuição ao debate sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo por base a reflexão, em uma visão internacional comparada, sobre as experiências de alguns países que passaram por um processo de reforma dos seus sistemas. Nesse sentido, busca-se explicitar seu contexto, discutir seus principais conceitos embasadores, identificar seus elementos centrais e observar suas repercussões no Brasil. Os casos da Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Portugal são trazidos para iluminar o debate. Julga-se que os elementos analisados possam servir de contribuição ao debate do tema hoje, cotejando as políticas públicas estudadas com aquelas referentes à realidade brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Olgamir Francisco de Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1999). Professora Adjunta 3 da Universidade de Brasília (UnB). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho, da Faculdade de Educação da UnB

Bernardo Kipnis, Universidade de Brasília - UnB

Ph.D. em Educação pela University of London, Inglaterra (1986), com Pós Doutoramento na University of California, EUA (1998). Professor da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho, da Faculdade de Educação da UnB

References

AUSTRÁLIA. Australian Qualifications Framework, jan. 1995.

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. 1988: Texto constitucional de 5de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº1/92 a 4/93. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993.

CANADA. Analyse Comparative des Modèles de Formation Professionnelle et Tecnique auQuebec e dans d’Autres Etats. Quebec: Ministère de l’Éducation, 2002.

______. Qualification Professionnelle. Quebec, 2004. Document de Référence.

CARVALHO, Olgamir Francisco. Tendências da relação Trabalho/Educação no con-texto da globalização. In: BRASIL. MEC. INEP. Formação de professores para a educaçãoprofissional e tecnológica. Brasília: Inep, 2008. p. 141-155 (Coleção Educação Superiorem Debate, v. 8).

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

KUENZER, Acácia Zeneida. Educação profissional: novas categorias para uma pedagogia do trabalho. Boletim Técnico de Senac, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 19-29, 1999.

______; FRANCO, Maria Ciavatta; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formaçãode professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas edesafios contemporâneos. In: BRASIL. MEC. INEP. Formação de professores para a edu-cação profissional e tecnológica. Brasília: Inep, 2008. p. 17-82. (Coleção Educação Supe-rior em Debate, v. 8).

LIPIETZ, Alain. Towards a new economic order. Cambridge: Polity Press, 1992.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Ensino Secundário: Documento Orientador daRevisão Curricular do Ensino Profissional. Lisboa: abril de 2003. Versão para discussão pública.

SOUSA, Luzia Costa. Estudo Comparado da educação profissional: Alemanha, Argentina, Canadá, França e Cuba. In: LEITE, Elenice Monteiro; SOUZA, Francisco Hei-tor de Magalhães (Orgs.). Centros Públicos de Educação Profissional: teoria, propostas,debates e práticas. Brasília: Edunb, 2002, p. 103-124.

TREVISAN, Leonardo. Educação e trabalho: as receitas inglesas na era da instabilidade:São Paulo: Senac, 2001.

ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais epropostas. São Paulo: Senac, 2003.

Sites consultados

Austrália

http://www.aqf.edu.au/aboutaqf.htm#whatis

http://www.ncver.edu.au/teaching/31029.htmlBrasil

http://www.mte.gov.br/pnq/proposta_governamental.pdfCanadá

http://www.inforoutefpt.org

Coreia

http://eng.kedi.re.kr/01_about/message.php

http://www.oecd.org/korea

http://english.keris.or.kr/es_main/index.jsp

http://www.edunet4u.net/main/english/introduction.jsp

Conselho Europeu

http://europa.eu/legislation_summaries/education_training_youth/general_fra-mework/c10241_pt.htmPortugalwww.min-edu.ptwww.inofor.pt

Published

2010-12-06

How to Cite

Carvalho, O. F. de, & Kipnis, B. (2010). Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil. Linhas Críticas, 16(30), 49–70. https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3566

Issue

Section

Tema: Educação Profissional e tecnológica

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.