Educação profissional em uma perspectiva internacional comparada e suas repercussões no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v16i30.3566Keywords:
Formação profissional;, Educação comparada;, Reforma da educação profissional e tecnológicaAbstract
Este artigo tem por objetivo trazer alguns elementos como contribuição ao debate sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil, tendo por base a reflexão, em uma visão internacional comparada, sobre as experiências de alguns países que passaram por um processo de reforma dos seus sistemas. Nesse sentido, busca-se explicitar seu contexto, discutir seus principais conceitos embasadores, identificar seus elementos centrais e observar suas repercussões no Brasil. Os casos da Austrália, Canadá, Coreia do Sul e Portugal são trazidos para iluminar o debate. Julga-se que os elementos analisados possam servir de contribuição ao debate do tema hoje, cotejando as políticas públicas estudadas com aquelas referentes à realidade brasileira.
Downloads
References
AUSTRÁLIA. Australian Qualifications Framework, jan. 1995.
BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. 1988: Texto constitucional de 5de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº1/92 a 4/93. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993.
CANADA. Analyse Comparative des Modèles de Formation Professionnelle et Tecnique auQuebec e dans d’Autres Etats. Quebec: Ministère de l’Éducation, 2002.
______. Qualification Professionnelle. Quebec, 2004. Document de Référence.
CARVALHO, Olgamir Francisco. Tendências da relação Trabalho/Educação no con-texto da globalização. In: BRASIL. MEC. INEP. Formação de professores para a educaçãoprofissional e tecnológica. Brasília: Inep, 2008. p. 141-155 (Coleção Educação Superiorem Debate, v. 8).
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
KUENZER, Acácia Zeneida. Educação profissional: novas categorias para uma pedagogia do trabalho. Boletim Técnico de Senac, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 19-29, 1999.
______; FRANCO, Maria Ciavatta; MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formaçãode professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas edesafios contemporâneos. In: BRASIL. MEC. INEP. Formação de professores para a edu-cação profissional e tecnológica. Brasília: Inep, 2008. p. 17-82. (Coleção Educação Supe-rior em Debate, v. 8).
LIPIETZ, Alain. Towards a new economic order. Cambridge: Polity Press, 1992.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Ensino Secundário: Documento Orientador daRevisão Curricular do Ensino Profissional. Lisboa: abril de 2003. Versão para discussão pública.
SOUSA, Luzia Costa. Estudo Comparado da educação profissional: Alemanha, Argentina, Canadá, França e Cuba. In: LEITE, Elenice Monteiro; SOUZA, Francisco Hei-tor de Magalhães (Orgs.). Centros Públicos de Educação Profissional: teoria, propostas,debates e práticas. Brasília: Edunb, 2002, p. 103-124.
TREVISAN, Leonardo. Educação e trabalho: as receitas inglesas na era da instabilidade:São Paulo: Senac, 2001.
ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais epropostas. São Paulo: Senac, 2003.
Sites consultados
Austrália
http://www.aqf.edu.au/aboutaqf.htm#whatis
http://www.ncver.edu.au/teaching/31029.htmlBrasil
http://www.mte.gov.br/pnq/proposta_governamental.pdfCanadá
Coreia
http://eng.kedi.re.kr/01_about/message.php
http://english.keris.or.kr/es_main/index.jsp
http://www.edunet4u.net/main/english/introduction.jsp
Conselho Europeu
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).