Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3348Keywords:
Cooperação;, Mediação;, Material didático;, Educação a distânciaAbstract
O artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação ”“ TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas.
Downloads
References
APRENDIZAGEM colaborativa assistida por computador. Núcleo Ue-Minerva ”“ Universidadede Évora. Disponível em: <http://www.minerva.uevora.pt/cscl/index.htm#Aprendizagem%20colaborativa/ >. Acesso em: 20 set. 2006.
AZEVEDO, Wilson. EaD:a revolução da TI e suas influências na evolução do conhecimento.Palestra proferida na reunião do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino)em 26 out. 2001. Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/ artigos/cogeime.html>. Acesso em: 24 jul. 2003.
CAMPOS, Fernanda Cláudia Alves et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro:DP&A, 2003.
GARCIA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia hoy. Madrid: Uned, 1994.LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância:temas para o debate de uma nova agenda educativa.Porto Alegre: Artmed, 2001.
NEDER, Maria Lúcia. A orientação acadêmica na educação a distância:a perspectiva de (res) significação do processo educacional. Disponível em: <http://www.nead.ufmt.br/documentos/A_ori-entacao_Academica_Lucia_06.doc>. Acesso em: 3 jul. 2003.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Quando o ensinar e o aprender deixam a sala de aula. In:______; ______. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed,2002. Cap. 1, p. 25-43.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância:experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
WOODBINE, Gordon. Can the various forms of cooperative learning techniques be appliedeffectively in the classroom in content driven accounting courses? Proceedings of the 6th AnnualTeaching Learning Forum, p. 357-360, fev. 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).