Obrigatoriedade na educação infantil

avanços e questões no cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32969

Palavras-chave:

Educação Infantil, Obrigatoriedade, Políticas públicas

Resumo

O artigo discute a obrigatoriedade da educação infantil no Brasil, apresentando um panorama da oferta de matrículas nas creches e pré-escolas no período de 2014-2018. Como a obrigatoriedade na educação infantil tem se consolidado na política nacional? Há vagas no segmento da educação infantil para todas as crianças brasileiras? Para responder a estas questões, realizamos uma pesquisa utilizando dados divulgados pelo Inep e pelo IBGE. Apesar da obrigatoriedade escolar na pré-escola estar próxima de atingir as metas estabelecidas pelas políticas públicas, os dados indicam a necessidade de investimentos significativos no segmento creche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Louise Silva Vilela, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Membro do grupo de estudos e pesquisa em infância, linguagem e educação (GEPILE-UFRJ). E-mail: rafalouise@gmail.com

Alice Coutinho da Trindade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ. Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em infância, linguagem e educação (GEPILE - UFRJ). E-mail: horacialice@gmail.com

Referências

Alves, T. & Pinto, J. M. R. (2011). Quem serão os potenciais ingressantes na educação básica brasileira com a ampliação da obrigatoriedade escolar? Em A. B. Gouveia, J. M. R. Pinto, & P. Corbucci (orgs.). Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil (pp.127-150). Ipea. https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_federalismopoliticas.pdf

Bakhtin, M. (2011). Estética da criação verbal. Martins Fontes.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Congresso Nacional do Brasil. Assembleia Nacional Constituinte. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Brasil. (1996). Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. (Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Brasil. (2001). Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001. (Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências). Presidência da República. Câmara dos Deputados. https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-normaatualizada-pl.html

Brasil. (2006a). Lei no 11.274 de 6 de fevereiro de 2006. (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm

Brasil. (2006b). Medida provisória n. 339 de 28 de dezembro de 2006. (Convertida na Lei n. 11.494 de 20 de junho de 2007). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Mpv/339.htm

Brasil. (2007). Lei n. 11.494 de 20 de junho de 2007. (Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação–FUNDEB). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm

Brasil. (2009a). Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. (Preconiza a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos, amplia a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm

Brasil. (2009b). Parecer CNE/CEB n. 5 de 17 de dezembro de 2009. (Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192

Brasil. (2013). Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. (Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm

Brasil. (2014). Lei n. 13.005 de 25 de junho de 2014. (Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Brasil. (2016). Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. (Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências). Presidência da República. Casa Civil. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm

Cruz, M. (2017). Educação infantil e ampliação da obrigatoriedade escolar: implicações para o desenvolvimento cultural da criança. Caderno Cedes, 37, (102), 256-279. https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017173587

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2018). Projeção da população do Brasil e unidades da federação por sexo e idade simples, em 1º de julho – 2010/2016. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9109-projecao-da-populacao.html?=&t=downloads

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2014). Sinopse Estatística da Educação Básica. Inep. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2018). Sinopse Estatística da Educação Básica. Inep. http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica

Kramer, S. (1995). A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. Cortez.

Lira, A., & Machado, L. (2020). Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias. Linhas Críticas, 25, e26433. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.26433

Marx, K., & Engels, F. (2007). A ideologia Alemã. Martins Fontes.

Nunes, M. F., Santos, E., & Barros, C. (2017). Pré-escola, obrigatoriedade e planos de educação no Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de educação,12(24), 303-322. https://doi.org/10.20500/rce.v12i24.3678

Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2018). Education at a Glance: OCDE indicators. Notas sobre o Brasil (Country note – com tradução). (Trad. Silva, W. M. T.). Inep. http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/estatisticas_educacionais/ocde/education_at_a_glance/Country_Note_traduzido.pdf

Saviani, D. (2008). Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Autores Associados.

Vieira, L. M. F. (2011). Obrigatoriedade escolar na educação infantil. Revista Retratos da Escola, 5(9), 245-262. https://doi.org/10.22420/rde.v5i9.9

Downloads

Publicado

01.12.2020

Como Citar

Silva Vilela, R. L., & Coutinho da Trindade, A. (2020). Obrigatoriedade na educação infantil: avanços e questões no cenário brasileiro. Linhas Crí­ticas, 26, e32969. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32969

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.