Obrigatoriedade na educação infantil

avanços e questões no cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32969

Palavras-chave:

Educação Infantil, Obrigatoriedade, Políticas públicas

Resumo

O artigo discute a obrigatoriedade da educação infantil no Brasil, apresentando um panorama da oferta de matrículas nas creches e pré-escolas no período de 2014-2018. Como a obrigatoriedade na educação infantil tem se consolidado na política nacional? Há vagas no segmento da educação infantil para todas as crianças brasileiras? Para responder a estas questões, realizamos uma pesquisa utilizando dados divulgados pelo Inep e pelo IBGE. Apesar da obrigatoriedade escolar na pré-escola estar próxima de atingir as metas estabelecidas pelas políticas públicas, os dados indicam a necessidade de investimentos significativos no segmento creche.

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Biografia do Autor

Rafaela Louise Silva Vilela, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Membro do grupo de estudos e pesquisa em infância, linguagem e educação (GEPILE-UFRJ). E-mail: rafalouise@gmail.com

Alice Coutinho da Trindade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ. Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em infância, linguagem e educação (GEPILE - UFRJ). E-mail: horacialice@gmail.com

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Silva Vilela, R. L., & Coutinho da Trindade, A. (2020). Obrigatoriedade na educação infantil: avanços e questões no cenário brasileiro. Linhas Crí­ticas, 26, e32969. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32969

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