Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3348Palavras-chave:
Cooperação;, Mediação;, Material didático;, Educação a distânciaResumo
O artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação ”“ TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas.
Downloads
Referências
APRENDIZAGEM colaborativa assistida por computador. Núcleo Ue-Minerva ”“ Universidadede Évora. Disponível em: <http://www.minerva.uevora.pt/cscl/index.htm#Aprendizagem%20colaborativa/ >. Acesso em: 20 set. 2006.
AZEVEDO, Wilson. EaD:a revolução da TI e suas influências na evolução do conhecimento.Palestra proferida na reunião do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino)em 26 out. 2001. Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/ artigos/cogeime.html>. Acesso em: 24 jul. 2003.
CAMPOS, Fernanda Cláudia Alves et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro:DP&A, 2003.
GARCIA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia hoy. Madrid: Uned, 1994.LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância:temas para o debate de uma nova agenda educativa.Porto Alegre: Artmed, 2001.
NEDER, Maria Lúcia. A orientação acadêmica na educação a distância:a perspectiva de (res) significação do processo educacional. Disponível em: <http://www.nead.ufmt.br/documentos/A_ori-entacao_Academica_Lucia_06.doc>. Acesso em: 3 jul. 2003.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Quando o ensinar e o aprender deixam a sala de aula. In:______; ______. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed,2002. Cap. 1, p. 25-43.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância:experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
WOODBINE, Gordon. Can the various forms of cooperative learning techniques be appliedeffectively in the classroom in content driven accounting courses? Proceedings of the 6th AnnualTeaching Learning Forum, p. 357-360, fev. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.