Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento

Autores

  • Elisa Maria de Assis Universidade Norte do Paraná - Unopar
  • Vilma Aparecida Gimenes da Cruz Universidade Norte do Paraná - Unopar

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3348

Palavras-chave:

Cooperação;, Mediação;, Material didático;, Educação a distância

Resumo

O artigo aborda a importância do desenvolvimento de atividades cooperativas e colaborativas, previstas em material didático, com competente mediação pedagógica docente, e relata uma experiência de grupo de alunos localizados em diferentes cidades brasileiras, na elaboração de um trabalho em grupo cooperativo, para a produção de material didático, realizada na disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ofertada no Mestrado em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Unopar e Universidade Federal do Ceará. A intensa utilização da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação ”“ TIC está possibilitando que a aprendizagem colaborativa e cooperativa seja contemplada mais constantemente nos processos educacionais, oferecendo, assim, um suporte cada vez mais seguro e amigável para o desenvolvimento de atividades em que alunos e docentes cooperem entre si, sem limitações de distâncias temporais e geográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Maria de Assis, Universidade Norte do Paraná - Unopar

Mestranda em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em Educação a Distância na Universidade Norte do Paraná (Unopar, desde 2006). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1997). Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 1978). Professora Titular e Pró-Reitora da Unopar (proead@unopar.br).

Vilma Aparecida Gimenes da Cruz, Universidade Norte do Paraná - Unopar

Mestre profissionalizante em Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação em EAD pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2007). Especialista em Educação Continuada e à Distância pela Universidade de Brasília (UnB, 2000). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1975). Docente aposentada pela UEL. Docente e bibliotecária da Universidade Norte do Paraná (bibdigital@unopar.br).

Referências

APRENDIZAGEM colaborativa assistida por computador. Núcleo Ue-Minerva ”“ Universidadede Évora. Disponível em: <http://www.minerva.uevora.pt/cscl/index.htm#Aprendizagem%20colaborativa/ >. Acesso em: 20 set. 2006.

AZEVEDO, Wilson. EaD:a revolução da TI e suas influências na evolução do conhecimento.Palestra proferida na reunião do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino)em 26 out. 2001. Disponível em: <http://www.aquifolium.com.br/educacional/ artigos/cogeime.html>. Acesso em: 24 jul. 2003.

CAMPOS, Fernanda Cláudia Alves et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro:DP&A, 2003.

GARCIA ARETIO, Lorenzo. Educación a distancia hoy. Madrid: Uned, 1994.LITWIN, Edith (Org.). Educação a distância:temas para o debate de uma nova agenda educativa.Porto Alegre: Artmed, 2001.

NEDER, Maria Lúcia. A orientação acadêmica na educação a distância:a perspectiva de (res) significação do processo educacional. Disponível em: <http://www.nead.ufmt.br/documentos/A_ori-entacao_Academica_Lucia_06.doc>. Acesso em: 3 jul. 2003.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Quando o ensinar e o aprender deixam a sala de aula. In:______; ______. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed,2002. Cap. 1, p. 25-43.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância:experiências e estágio da discussão numa visão internacional. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

WOODBINE, Gordon. Can the various forms of cooperative learning techniques be appliedeffectively in the classroom in content driven accounting courses? Proceedings of the 6th AnnualTeaching Learning Forum, p. 357-360, fev. 1997.

Downloads

Publicado

30.11.2007

Como Citar

Assis, E. M. de, & Cruz, V. A. G. da. (2007). Material didático em EAD: a importância da cooperação e colaboração na construção do conhecimento. Linhas Crí­ticas, 13(24), 103–114. https://doi.org/10.26512/lc.v13i24.3348