A eco-história dos Cerrados e as percepções sociais sobre a degradação na área de proteção ambiental das bacias do Gama e Cabeça-de-Veado (DF)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2906Keywords:
Eco-história;, Cerrados;, Antropologia;, Meio ambiente;, Educação ambiental;, Gestão ambientalAbstract
Quais são os aspectos culturais e sociais que moldam o que percebe e compreende uma pessoa ou um grupo? A premissa desta pesquisa é que, a partir de um problema de degradação ambiental dos Cerrados, se gera um processo social de percepção. conhecimento e compreensão que vai sendo construido a partir dos intercâmbios sociais de informação, conflito ou aliança com outros indivíduos e grupos sociais. Por isto, utilizamos o conceito de percepções sociais como principal instrumento analítico. Os resultados da pesquisa permitirão a produção de materiais didáticos para as escolas públicas e privadas sobre a realidade sócio-ambiental dos Cerrados no Distrito Federal. O objetivo desta tarefa é promover a dinamização das atividades da escola em torno da questão ambiental de modo a tornar esta questão um eixo mobilizador da gestão ambiental participativa nas comunidades e capacitar professores para lidar com as questões ambientais como eixo transversal no currículo escolar. Através dos materiais, teremos a oportunidade de transmitir conhecimentos técnico-científicos e humanos que são aplicados no espaço da escola e multiplicados posteriormente no ambiente comunitário.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).