Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202242031

Palavras-chave:

Educação infantil, Gestão escolar, Saberes da gestão escolar

Resumo

A pesquisa teve como objetivo geral analisar os saberes que as gestoras mobilizam para desenvolver suas ações na gestão da Educação Infantil no município de Jaguarão-RS. Discute a Educação Infantil, a gestão escolar e os saberes da gestão escolar. Como instrumento metodológico, foram utilizados o grupo focal e a entrevista semiestruturada com as gestoras. Na análise, destacam-se a ausência dos espaços de diálogos e a necessidade destes na realização do trabalho de gestão. Nas considerações finais, aponta-se que em todos os momentos as gestoras descrevem nas suas ações os saberes do conhecimento, os saberes experienciais e os saberes que são produzidos na prática e na reflexão sobre ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Sosa Ribeiro, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS, Brasil

Especialista em Gestão da Educação Básica pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2020). Discente na Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA. Professora dos anos iniciais do ensino fundamental. E-mail: janainaribeiro.aluno@unipampa.edu.br

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Professora Adjunta III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UNIPAMPA. E-mail: julianamachado@unipampa.edu.br

Referências

Barros, C. M. P., Dias, A. M. I., & Therrien, J. (2020). Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior. Linhas Críticas, 26, e30573. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30573

Brasil. (1990). Lei 8.069, de 13 de julho de 1990 (Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências). Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Brasil. (1996). Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional). Presidência da República. Casa Civil. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf

Brasil. (2010). Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Artmed. https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/7911/5017

Craidy, C. M., & Kaercher, G. (2001). Educação Infantil: pra que te quero. Artmed.

Dias, C. A. (2000). Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade: Estudos, 10(2). https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/330/252

Fernandes, F. S., & Campos, M. M. (2015). Gestão da Educação Infantil: um balanço da literatura. Educação em Revista, 31(1), 139-167. https://doi.org/10.1590/0102-4698111747

Freire, P. (1991). A educação na cidade. Cortez.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Atlas.

Jaguarão. (2016). Resolução n.º 01 de 1 de março de 2016. Conselho Municipal de Educação de Jaguarão-RS. https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2017/09/RESOLU%C3%A7%C3%83O-01.2016_CME-2.pdf

Jaguarão. (2020). Documento Orientador Municipal-território de Jaguarão-RS/2019-2020. Secretaria de Educação e Desporto. https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/decreto-n%C2%BA-139-2020-1.pdf

Kuhlmann Jr., M. (2004). Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Mediação.

Libâneo, J. C. (2001). O sistema de organização e gestão da escola. Em J. C. Libâneo. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Alternativa.

Libâneo, J. C. (2007). Concepciones y prácticas de organización y gestión de la escuela: consideraciones introductorias para un examen crítico de la discusión actual en Brasil. Revista Española de Educación Comparada, (13), 155-192. http://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/7460/7128

Lück, H., Freitas, K. S., Girling, R., & Keith, S. (2012). A escola participativa: o trabalho do gestor escolar (10 ed.). Vozes.

Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191-211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004

Oliveira, I. C., & Vasques-Menezes, I. (2021). Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 876-900. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5341

Paro, V. H. (2007). Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. Ática.

Pimenta, S. G. (1996). Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor Revista da Faculdade de Educação da USP, 22(2), 72-89. https://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579/36317

Rio Grande do Sul. (2018). Referencial curricular gaúcho: educação infantil. Secretaria de Estado da Educação. https://portal.educacao.rs.gov.br/Portals/1/Files/1532.pdf

Severino, A. J. (2016). Metodologia do trabalho científico. Cortez.

Tardif, M. (2011). Saberes docentes e formação profissional (12 ed.). Vozes.

Veiga, I. P. A. (2009). Projeto político-pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Revista Retratos da Escola, 3(4), 163-171. https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/109/298

Downloads

Publicado

15.08.2022

Como Citar

Ribeiro, J. S., & Machado, J. B. (2022). Saberes mobilizados pelas gestoras da educação infantil no município de Jaguarão-RS. Linhas Crí­ticas, 28, e42031. https://doi.org/10.26512/lc28202242031

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.