A eco-história dos Cerrados e as percepções sociais sobre a degradação na área de proteção ambiental das bacias do Gama e Cabeça-de-Veado (DF)
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2906Palavras-chave:
Eco-história;, Cerrados;, Antropologia;, Meio ambiente;, Educação ambiental;, Gestão ambientalResumo
Quais são os aspectos culturais e sociais que moldam o que percebe e compreende uma pessoa ou um grupo? A premissa desta pesquisa é que, a partir de um problema de degradação ambiental dos Cerrados, se gera um processo social de percepção. conhecimento e compreensão que vai sendo construido a partir dos intercâmbios sociais de informação, conflito ou aliança com outros indivíduos e grupos sociais. Por isto, utilizamos o conceito de percepções sociais como principal instrumento analítico. Os resultados da pesquisa permitirão a produção de materiais didáticos para as escolas públicas e privadas sobre a realidade sócio-ambiental dos Cerrados no Distrito Federal. O objetivo desta tarefa é promover a dinamização das atividades da escola em torno da questão ambiental de modo a tornar esta questão um eixo mobilizador da gestão ambiental participativa nas comunidades e capacitar professores para lidar com as questões ambientais como eixo transversal no currículo escolar. Através dos materiais, teremos a oportunidade de transmitir conhecimentos técnico-científicos e humanos que são aplicados no espaço da escola e multiplicados posteriormente no ambiente comunitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.