‘PráticasTeorias’ de docentes em formação na crítica a clichês presentes em filmes ‘sobre professores’
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v23i52.19423Keywords:
‘Práticasteorias’, Redes educativas, Mundos culturais, Cinema e cotidianos curricularesAbstract
A pesquisa que acabamos de concluir (2012-2017), com financiamento do CNPq, FAPERJ e da UERJ, se desenvolveu em cineclubes criados em municípios diversos do Rio de Janeiro com professores em serviço e em formação em cursos de licenciaturas. O texto pensa esta experiência: a prática de ‘conversas’ em um componente curricular central na formação de professores - PPP, Pesquisa e Prática Pedagógica - acerca de práticas de professores em filmes que os mostram em suas experiências ‘dentrofora’ das escolas. Trabalhando com a ideia de clichês, em Deleuze, mostramos como nessas ‘conversas’ essas práticas-clichês passam de apoio integral ao que faz o “professor-herói” - em especial em filmes americanos - ao desenvolvimento de um pensamento mais complexo sobre o que foi ‘vistoouvido’ com os filmes. As ‘conversas’ que articulamos acerca dessas ‘práticasteorias’ se dão em torno das ideias de Certeau sobre as práticas nos cotidianos, por um lado, nas aproximações que faz de Foucault com Bourdieu, deles se distanciando, e por outro lado, das aproximações de suas ideias com as de Vernant e Détienne.
Downloads
References
Alves, N. (2010). Redes educativas 'dentrofora' das escolas, exemplificadas pela formação de professores. In L. Santos, Â. Dalen & J. D. L. Leal (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Currículo, Ensino de Educação Física, Ensino de Geografia, Ensino de História, Escola, Família e Comunidade (66a ed., pp. 49-66). Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Augé, M. (1997). Pour une anthropologiedes mondes contemporains. Paris: Flammarion.
Borges, J. L. (2009). Prólogo. In J. L. Borges & O. Ferrari. Sobre a filosofia e outros diálogos. S. Paulo: Hedra.
Certeau, M. de. (1994). A invenção do cotidiano ”“ artes de fazer. Petrópolis: Vozes.
Coutinho, E. (1997, abril). O cinema documentário e a escuta sensível da auteridade. In Maria A. Antonacci & D. Perelmutter (Orgs.). Projeto História ”“ ética e história oral (pp. 165 ”“ 191). S. Paulo: PUC/SP.
Deleuze, G. (2005). A imagem-tempo (Cinema 2). São Paulo: Brasiliense.
Deleuze, G., & Guattarri, F. (1992). O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34.
Elias, N. (1994). A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Gonçalves, M. A., & Head, S. (Orgs). (2009). Devires imagéticos ”“ a etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro: 7 Letras/FAPERJ.
Guéron, R. (2011). Da imagem ao clichê, do clichê Ã imagem: Deleuze, cinema e pensamento. Rio de Janeiro: NAU Editora.
Larrossa, J. (1999). Pedagogia profana ”“ danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica.
Maturana, H. (2001). Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte, MG: Ed UFMG.
Filmes citados
A VILA. Diretor: M. Night Shyamalan. Com Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix e Adrien Brody.Estados Unidos: 2004. DVD, 109 min., suspense, colorido, legendado. [filme]
ALÉM DA SALA DE AULA. Diretor: Jeff Bleckner. Com: Emily Van Camp. Estados Unidos: 2011. DVD, 97 min., drama, colorido, legendado. [filme]
AO MESTRE, COM CARINHO. Diretor: James Clavell. Com Sidney Poitier, Judy Geeson, Christian Roberts, Suzy Kendall. Reino Unido: 1967. DVD, 105 min., drama, colorido, legendado. [filme]
COACH CARTER: um treino para a vida. Diretor: Thomas Carter. Com Samuel L Jackson, Rob Brown, Ashanti. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2005. DVD, 136 min., drama, colorido, legendado. [filme]
ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard LaGravenese. Com Hilary Swank, Patrick Dempsey, Ricardo Molina. Estados Unidos: 2006 DVD, 123 min., comédia dramática, colorido, legendado. [filme]
NENHUM A MENOS. Direção: Zhang Yimou. China: Produção ZhaoYu, 1998. DVD, 106 min. Drama. Colorido. [filme]
O GRANDE DESAFIO. Direção: Denzel Washington. EUA: 2007. DVD, 126 min., Drama, colorido, legendado. [filme]
O PEQUENO NICOLAU. Direção: Laurent Tirard. França, Bélgica: Imovision, 2010. DVD, 90 min., Comédia, Família, colorido, legendado. [filme]
O VENTO SERÁ TUA HERANÇA. Direção: Stanley Kramer. Estados Unidos: 1999. DVD, 90 min., colorido, legendado. [filme]
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Direção: Peter Weir. Estados Unidos: 1989 DVD, 90 min., colorido, legendado [filme]
Projetos de pesquisa e extensão citados
Alves, N. (2012-2017). Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente ”“ o caso do cinema suas imagens e sons. Financiamentos CNPq, FAPERJ e UERJ. [Projeto de Pesquisa]
Alves, N. (2012-2022). Processos curriculares e movimentos migratórios: os modos como questões sociais se transformam em questões curriculares nas escolas. Financiamentos CNPq, FAPERJ e UERJ. [Projeto de Pesquisa]
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
-Authors maintains the copyright and grants the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
-Authorers are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Free Access).