Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar

Autores

  • Rodrigo Rosistolato Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Ana Pires do Prado Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4480

Palavras-chave:

Pesquisas educacionais, Oportunidades educacionais, Etnografia, Olhar antropológico, Olhar pedagógico

Resumo

Em 2011 trabalhamos em uma pesquisa sobre a distribuição de oportunidades educacionais na cidade do Rio de Janeiro. A investigação, de início orientada exclusivamente por problemas do campo sociológico, foi reconstruída metodologicamente quando propusemos que os pesquisadores envolvidos na aplicação dos questionários trabalhassem em duplas e realizassem observações etnográficas. A pesquisa foi realizada em 51 residências no Rio de Janeiro. Nesse artigo, discutiremos a produção de narrativas etnográficas em pesquisas educacionais, com foco nas peculiaridades do olhar antropológico e nas especificidades da escrita coletiva de textos etnográficos, uma atividade tradicionalmente individual. Descreveremos os passos da metodologia utilizada e seus principais resultados: ampliação da capacidade de relativização por parte dos pesquisadores, entendimento e valorização do ponto de vista dos nativos sobre a distribuição de oportunidades educacionais e construção do olhar antropológico sobre questões educacionais.

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Publicado

18.05.2015

Como Citar

Rosistolato, R., & Prado, A. P. do. (2015). Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. Linhas Crí­ticas, 21(44), 57–75. https://doi.org/10.26512/lc.v21i44.4480

Edição

Seção

Dossiê 2015 - Antropologia e Educação

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