O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603

Palavras-chave:

Conselho de classe, Organização do trabalho pedagógico, Avaliação formativa

Resumo

Partindo do pressuposto de que as discussões e processos vividos no conselho de classe interferem nas práticas pedagógicas do professor em sala de aula, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições das reuniões do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico. A pesquisa de abordagem qualitativa foi desenvolvida por meio de Estudo de Caso. Para levantamento de dados foram utilizados análise documental, observação do conselho de classe e entrevista semiestruturada. Os achados apontam que a lógica de avaliação classificatória e excludente que orienta o conselho de classe influencia o trabalho pedagógico do professor em sala de aula.

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Biografia do Autor

Rhaíssa Sheri Freire de Souza Rocha, Universidade de Brasília, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2019). Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa Profissão Docente Currículo e Avaliação (PDCA). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA). E-mail: rhaissasheri@gmail.com

Edileuza Fernandes da Silva, Universidade de Brasília, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - FE/UnB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Docência, Didática e Trabalho Pedagógico na Educação Básica e Superior (PRODOCÊNCIA). E-mail: edileuzafeunb@gmail.com

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Publicado

12.04.2021

Como Citar

Freire de Souza Rocha, R. S., & Fernandes da Silva, E. (2021). O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. Linhas Críticas, 27, 1–13. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.34603