Pesquisadores e legitimidade científica no campo da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4813

Palavras-chave:

Legitimidade, Pesquisadores, Campo científico, Educação

Resumo

Este artigo investiga como se constitui a legitimidade científica dos pesquisadores na área de educação no Brasil. A metodologia se compôs de estudos quantitativos sobre os currículos de pesquisadores de referência e de análise qualitativa de entrevistas. Os resultados mostram que, frente aos apelos à produtividade, os docentes organizam-se em redes de produção de conhecimento para além das redes de colaboração para coautorias. O estudo apresenta características do campo científico expressas na área da educação por meio de três casos representativos que mostram como o prestígio e a legitimidade nessa área podem ser alcançados por diferentes combinações de capital científico e político.

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Biografia do Autor

Celia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Célia Elizabete Caregnato possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986/1987), Mestrado em Ciência Política pela UFRGS (1992) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Wisconsin com o grupo de pesquisa do Professor Michael Apple (2013). Foi professora na FAPA e no UniRitter onde exerceu a função de Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (2004/2008). É professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa Universidade: teoria e prática e é membro do Grupo de Pesquisa INOVAVAL. Tem como objeto de investigação a Universidade e a educação superior como instâncias entre estruturas, relações e experiências sociais contraditórias. Possui interesse por estudos sociológicos nos seguintes temas: universidade, educação superior, ensino de sociologia e práticas culturais relacionadas a instituições e organizações educacionais.

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Publicado

25.10.2016

Como Citar

Caregnato, C. E., Leite, D. B. C., & Miorando, B. S. (2016). Pesquisadores e legitimidade científica no campo da Educação. Linhas Crí­ticas, 22(47), 189–209. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4813

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