Pesquisadores e legitimidade científica no campo da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4813

Palavras-chave:

Legitimidade, Pesquisadores, Campo científico, Educação

Resumo

Este artigo investiga como se constitui a legitimidade científica dos pesquisadores na área de educação no Brasil. A metodologia se compôs de estudos quantitativos sobre os currículos de pesquisadores de referência e de análise qualitativa de entrevistas. Os resultados mostram que, frente aos apelos à produtividade, os docentes organizam-se em redes de produção de conhecimento para além das redes de colaboração para coautorias. O estudo apresenta características do campo científico expressas na área da educação por meio de três casos representativos que mostram como o prestígio e a legitimidade nessa área podem ser alcançados por diferentes combinações de capital científico e político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Célia Elizabete Caregnato possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986/1987), Mestrado em Ciência Política pela UFRGS (1992) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2004). Realizou estágio pós-doutoral na University of Wisconsin com o grupo de pesquisa do Professor Michael Apple (2013). Foi professora na FAPA e no UniRitter onde exerceu a função de Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (2004/2008). É professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa Universidade: teoria e prática e é membro do Grupo de Pesquisa INOVAVAL. Tem como objeto de investigação a Universidade e a educação superior como instâncias entre estruturas, relações e experiências sociais contraditórias. Possui interesse por estudos sociológicos nos seguintes temas: universidade, educação superior, ensino de sociologia e práticas culturais relacionadas a instituições e organizações educacionais.

Referências

BALL, Stephen. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, maio-ago. 2010.

______. Performativity, commodification and commitment: an I-spy guide to the neoliberal university. British Journal of Educational Studies, London, v. 60, n. 1, p. 17-28, Mar. 2012.

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. Publicar & morrer? Análise do impacto das políticas de pesquisa e pós-graduação na constituição do tempo de trabalho dos investigadores. Educação, Sociedade & Culturas, n. 28, p. 53-69, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.

______. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.

______. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São paulo: Unesp, 2004.

CATANI, Afrânio Mendes. As possibilidades analíticas da noção de campo social. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 114, p. 189-202, jan.-mar. 2011.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan.-abr. 2006.

FIORIN, José Luiz. Internacionalização da produção científica. Revista Brasileira da Pós-Graduação, Brasília, v. 4, n. 8, p. 263-281, dez. 2007.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: ArtMed/Bookman, 2009.

GATTI, Bernadete. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil Contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 65-81, 2001.

GIBBONS, Michael et al. La nueva producción del conocimiento: la dinámica de la ciencia y la investigación en las sociedades contemporáneas. Barcelona: Ediciones Pomares-Corredor, 1997.

GRAWITZ, Madeleine. Méthodes des sciences sociales. Paris: Dalloz, 1986.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

LEITE, Denise. Identidades da universidade brasileira. In: LEITE, Denise; BRAGA, Ana Maria Souza (Orgs.). Inovação e avaliação na universidade. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. p. 17-40.

LEITE, Denise; GENRO, Maria EllyHerz. Avaliação e internacionalização da educação superior: quo vadis América Latina? Avaliação, v. 17, n. 3, p. 763-785, nov. 2012.

LEITE, Denise; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos (Orgs.). Conhecimento, avaliação e redes de colaboração: produção e produtividade na universidade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2008.

MACHADO, Ana Maria Netto; BIANCHETTI, Lucídio. (Des)fetichização do produtivismo acadêmico: desafios para o trabalhador-pesquisador. RAE, São Paulo, v. 51, n. 3, p. 244-254, maio-jun. 2011.

MERTON, Robert King. La sociología de la ciencia: investigaciones teóricas y empíricas. 2. ed. Madrid: Aliança Editorial, 1985.

MIORANDO, Bernardo Sfredo; LEITE, Denise. Mapeamento de redes de colaboração: detectando inovação e mudanças nas teias de conhecimento. In: LEITE, Denise; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos (Orgs.). Conhecimento, avaliação e redes de colaboração: produção e produtividade na universidade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2012. p. 181-200.

SANTIAGO, Rui; CARVALHO, Teresa; FERREIRA, Andreia. As universidades portuguesas na senda da investigação empreendedora: onde estão as diferenças? Análise Social, Lisboa, v. 48, n. 208, p. 594-620, jul.-set. 2013.

STOER, Stephen Ronald; MAGALHÃES, António. A diferença somos nós: a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais. Porto: Edições Afrontamento, 2005.

Downloads

Publicado

25.10.2016

Como Citar

Caregnato, C. E., Leite, D. B. C., & Miorando, B. S. (2016). Pesquisadores e legitimidade científica no campo da Educação. Linhas Crí­ticas, 22(47), 189–209. https://doi.org/10.26512/lc.v22i47.4813

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.