Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão

Autores

  • Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Helena Amaral da Fontoura Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4310

Palavras-chave:

Narrativas;, Formação docente;, Leitura

Resumo

Este artigo apresenta pesquisas realizadas com professoras da rede pública do Distrito Federal e com professores egressos de licenciatura em pedagogia do Rio de Janeiro, com a proposta de resgatar leituras e narrativas sobre suas experiências de formação. Nessa perspectiva, buscamos pensar as concepções dos sujeitos sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência de um diálogo dessas leituras com suas práticas pedagógicas atuais. Concluímos que a narrativa se revelou um importante espaço para o estabelecimento de novas possibilidades de leitura das relações entre memórias escolares relacionadas à leitura e questões da prática profissional.

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Publicado

02.09.2014

Como Citar

Henriques, E. M. de O., & Fontoura, H. A. da. (2014). Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão. Linhas Crí­ticas, 20(42), 345–361. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4310

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Narrativas de Formação