Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão

Autores

  • Eda Maria de Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Helena Amaral da Fontoura Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4310

Palavras-chave:

Narrativas;, Formação docente;, Leitura

Resumo

Este artigo apresenta pesquisas realizadas com professoras da rede pública do Distrito Federal e com professores egressos de licenciatura em pedagogia do Rio de Janeiro, com a proposta de resgatar leituras e narrativas sobre suas experiências de formação. Nessa perspectiva, buscamos pensar as concepções dos sujeitos sobre suas experiências de leitura ao longo de sua trajetória escolar, bem como compreender a existência de um diálogo dessas leituras com suas práticas pedagógicas atuais. Concluímos que a narrativa se revelou um importante espaço para o estabelecimento de novas possibilidades de leitura das relações entre memórias escolares relacionadas à leitura e questões da prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1985.

BRAGANÇA, Inês Ferreira Souza. O/a professor/a e os espelhos da pesquisa educacional. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 224, p. 87-101, jan./abr. 2009.

CLANDININ, Jean.; CONNELLY, Michael. Narrative and story in practice and research. In: SCHÖN, Donald. (Ed) The reflective turn: Case studies in and on educational practice. New York: Teachers College Press, 1991, p. 258-281.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. On narrative method, personal philosophy, and narrative unities in the story of teaching. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 23, n. 4, p. 293-310, 1986.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 11, n. 2, ago. 2005. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000200013&lng=pt&nrm=iso Acesso em: mar. de 2012.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.19, abr. 2002. Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_JORGE_LARROSA_BONDIA.pdf Acesso em março de 2011.

LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge Larrosa. In: Costa, M. V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996, p.133-161.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA Antonio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

YUNES, Eliana. Introdução: Leitura, a complexidade do simples: do mundo à letra e de volta ao mundo. In.: Pensar a leitura: complexidade. YUNES, Eliana. (Org.). Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. São Paulo: Loyola, 2005, p.13-51.

YUNES, Eliana. Elementos para uma história de interpretação. In.: Pensar a leitura: complexidade.

YUNES, Eliana. (Org.). Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. São Paulo: Loyola, 2005 p.97-103.

Downloads

Publicado

02.09.2014

Como Citar

Henriques, E. M. de O., & Fontoura, H. A. da. (2014). Leitura como formação, formação como leitura: processos narrativos/formativos em questão. Linhas Crí­ticas, 20(42), 345–361. https://doi.org/10.26512/lc.v20i42.4310

Edição

Seção

Dossiê 2014 - Narrativas de Formação

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.