“O Menino e o Mundo”

significados de escolares acerca das desigualdades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32148

Palavras-chave:

Desigualdade Social, Cinema, Psicologia histórico-cultural, Crianças

Resumo

A pesquisa foi feita com crianças escolares das zonas urbana e rural. O objetivo foi analisar os significados produzidos por elas acerca das desigualdades sociais mediadas pelo filme “O Menino e o Mundo”, a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Através das transcrições e dos mapas de significados, percebeu-se que o modo como os significados são construídos e expressos pelas crianças está relacionado aos cenários socioeducacionais em que elas estão inseridas, especialmente sobre situações de opressão e de vulnerabilidade. O cinema facilita esse processo de mediação de sentidos, e os processos criadores devem ser explorados nas escolas, como um meio de superação das disparidades sociais.

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Biografia do Autor

Matheus Sousa de Macena, Universidade de Brasília, Brasil

Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar na Universidade de Brasília e graduado em Psicologia pela Universidade Tiradentes. Grupos de Pesquisa "Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano" e "Pensamento e Cultura". E-mail: matheus_sm5@live.com

Letícia Dultra de Faro Menezes, Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes. Residente de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Grupo de Pesquisa "Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano". E-mail: leticiafaro97@gmail.com

Franklyn Jeferson Costa de Oliveira, Universidade Tiradentes, Brasil

Graduando em Psicologia na Universidade Tiradentes. Grupo de Pesquisa "Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano". E-mail: jefersonfranklyn@gmail.com

Lívia de Melo Barros, Universidade Tiradentes, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes. Grupo de Pesquisa "Educação, Cultura e Desenvolvimento Humano". E-mail: meloliviab@gmail.com

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Publicado

08.09.2020

Como Citar

Sousa de Macena, M., Dultra de Faro Menezes, L., Costa de Oliveira, F. J., & de Melo Barros, L. (2020). “O Menino e o Mundo”: significados de escolares acerca das desigualdades sociais. Linhas Crí­ticas, 26, e32148. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32148

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