Gêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Ariane Alhadas Cordeiro Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
  • Bruna dos Anjos da Costa Crespo Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4270

Palavras-chave:

Programa de língua portuguesa, Gêneros textuais, Formação de professores

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo foi verificar a circulação e utilização de um documento em uma escola pública de Juiz de Fora. Tal documento foi construído em uma pesquisa anterior, e teve como eixo central os gêneros textuais na perspectiva do ISD (Bronckart, 1999; Schneuwly e Dolz, 2004). Adotamos como metodologia o estudo exploratório: escolhemos a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Após a aná- lise dos dados, percebemos uma lacuna na formação do corpo docente no que tange ao ensino de língua, bem como uma forte demanda para um momento de “assessoria” que contribuísse com a formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense e professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Ariane Alhadas Cordeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda emLetras na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsista de Iniciação Científica do grupo FALE.

Bruna dos Anjos da Costa Crespo, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Graduanda em Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora e bolsistas de Iniciação Científica do grupo FALE.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Revista Psicologia, ciência e profissão. Conselho Federal de Psicologia. n. 26, v. 2, p. 222-245, 2006.

BOTELHO, Laura Silveira; MAGALHÃES, Tânia Guedes. Elaboração de um programa de Língua Portuguesa: práticas pedagógicas com gêneros textuais. Revista Educação em Foco. Editora UFJF, v. 16, n. 1. p. 93-117, ago-dez. 2011.

BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio, vol. 1).

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: Educ, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Entrevista sobre interacionismo sociodiscursivo. ReVEL ”“ Revista Virtual de Estudos da Linguagem, UFRGS, v. 4, n. 6, p. 1-30, mar.-ago. 2006.

CRISTÓVÃO, Vera Lucia Lopes; BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. O desenvolvimento de material didático com base no interacionismo sociodiscursivo: propostas, dificuldades e contribuições. Pesquisa em Discurso Pedagógico. Rio de Janeiro. PUC/RJ, v. 1, p. 1-18, 2008.

DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didático de português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escolar. (Trad. Org. Roxane Rojo; Glaís Sales Cordeiro). Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.

GAGO, Paulo Cortes. A relevância da convergência num contexto de negociação: um estudo de caso de uma reunião empresarial na cultura portuguesa. 2002. 350 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa)”“ Programa de Pós-Graduação em Linguística, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2002.

GOULART, Iris Barbosa. Currículo: re-lendo um velho tema. In: Secretaria da Educação de Minas Gerais. Tempo Escolar: hora de refletir e organizar. Vol. III. Coleção Lições de Minas, p. 92-105, 1999.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora. O livro didático de português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MARINHO, Marildes. Currículo da escola brasileira: elementos para uma análise discursiva. Revista Portuguesa de Educação. Braga, Universidade do Minho. n. 20, v. 1, p. 163-189, jan.-jun. 2007.

MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C. Mendonça, M. (Org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. As reformas curriculares como instrumentos da escola, do professorado e do aluno. Cadernos para o professor. Juiz de Fora, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, n. 10, v. 1, p. 13-20, jan-jun. 2000.

ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Downloads

Publicado

09.05.2014

Como Citar

Magalhães, T. G., Cordeiro, A. A., & Crespo, B. dos A. da C. (2014). Gêneros textuais: entraves e perspectivas no trabalho escolar com a língua materna. Linhas Crí­ticas, 20(41), 209–227. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4270

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.