"Princesa Mononoke" (1997): análise do filme e aplicação na Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243974

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Natureza, Cinema

Resumo

O presente estudo busca analisar o filme de animação “Princesa Mononoke” quanto a alguns de seus temas centrais - dentre eles a ecologia, a influência antrópica na natureza e a espiritualidade - como forma de introduzir estes conceitos em sala de aula para estimular discussões e debates sobre Educação Ambiental. Ao trazer para o ambiente escolar um artefato midiático oriental destinado ao público juvenil – conquanto maduro e gráfico no que concerne seu enredo –, pretende-se abrir espaço para expandir horizontes e realidades, além de permitir a criação de pontes entre diferentes culturas, promovendo uma reflexão aprofundada sobre os impactos do homem no meio ambiente.

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Biografia do Autor

Ana Paula Soares, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2019 e 2021). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia da UFF. E-mail: anapaulasoares@id.uff.br

Jessica do Prado Valeriano, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Mestra em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2021). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Biociências da UFF. E-mail: jesssprado@gmail.com

Tate Aquino de Arruda, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2018). Membro do Grupo de Pesquisa de Estudos do Bilinguismo: Libras e Língua Portuguesa para Surdos. E-mail: tateaa@id.uff.br

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Publicado

18.10.2022

Como Citar

Soares, A. P., Valeriano, J. do P., & Arruda, T. A. de. (2022). "Princesa Mononoke" (1997): análise do filme e aplicação na Educação Ambiental. Linhas Crí­ticas, 28, e43974. https://doi.org/10.26512/lc28202243974

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