O Conselho Geral como antinomia do regime de autonomia da escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32060

Palavras-chave:

Conselho Geral, Escola Pública, Administração e gestão escolar, Descentralização das políticas educativas, Autonomia das escolas

Resumo

É analisada a relação suscetível de ocorrer entre a descentralização das políticas educativas, a autonomia das escolas e as atribuições formais do Conselho Geral, visando, no âmbito do atual regime de gestão escolar, interpretar a relação estabelecida entre o argumento da descentralização das políticas educativas, as insinuações macro discursivas associadas à ideia da autonomização da escola pública e as dinâmicas formalmente cometidas ao Conselho Geral. A este órgão não é agregada a prerrogativa da descentralização do Sistema, abreviando o sentido da autonomia das escolas na possibilidade de se apresentar com uma vocação para interpretar e implementar o que é centralmente decidido.

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Biografia do Autor

Henrique Manuel Pereira Ramalho, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Professor Adjunto da Área Disciplinar de Ciências da Educação, do Departamento de Psicologia e Ciências da Educação - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Doutor em Organização e Administração Escolar. Investigador Integrado do Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), do Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. E-mail: hpramalho@esev.ipv.pt

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Publicado

01.09.2020

Como Citar

Pereira Ramalho, H. M. (2020). O Conselho Geral como antinomia do regime de autonomia da escola pública. Linhas Crí­ticas, 26, e32060. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32060