Oralidade em documentos oficiais do Ensino Médio

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3694

Palavras-chave:

Oralidade, Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)

Resumo

Neste trabalho, apresentamos considerações sobre a análise de documentos oficiais voltados ao Ensino Médio (Orientações Curriculares para o Ensino Médio/OCEM, 2006; e Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM,2009), considerações essas que fazem parte da pesquisa Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações. O foco do trabalho centra-se na oralidade. Pretendemos, por meio de pesquisa teórica e documental, verificar que concepções tais documentos têm de oralidade aplicada ao ensino. A partir da análise dos dados, percebemos divergências quanto às concepções veiculadas pelos documentos. Nesse sentido, a pesquisa revela uma perenização da supremacia da escrita na escola, reflexo do que acontece ainda hoje em nossa sociedade, contrariando os requisitos apontados como prioritários no desenvolvimento da proficiência oral do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Tânia Guedes Magalhães possui doutorado em Letras - Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do Grupo de Pesquisa FALE ”“ Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa, abordando principalmente questões de oralidade e gêneros textuais.

Referências

BRASIL/MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro equarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental.Brasília: MEC/SEF, 1998. 106 p.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos PNLD 2005:Língua Portuguesa/Ministério da Educação. Brasília,MEC: 2005. 287 p. (volume 2; 5ª a 8ª séries).

BRASIL/MEC Secretaria de Educação Fundamental. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para oensino médio; vol. 1).

BRASIL/MEC. Língua Portuguesa: Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM/2009/ Secretaria de Educação Básica, FNDE ”“ Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, 2008. 136p. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2009.

CASTILHO, Ataliba Teixeira.A língua falada no ensino de português.2. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

MAGALHÃES, Tânia Guedes. Oralidade na sala de aula: alguém “fala” sobre isso? Revista Instrumento:Revista de Estudo e Pesquisa em Educação / UFJF, Colégio de Aplicação João XXIII, v. 7/8, n. 1, p. 65 -81,2005/2006.

_______. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN e no PNLD e a prática nos livros didáticos.2007.211 f. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio.A língua falada e o ensino de português. 6º Congresso de Língua Portuguesa”“ PUC-SP, 1996. (mimeo).

RAMOS, Jânia Maria.O espaço da oralidade na sala de aula.São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

26.07.2011

Como Citar

Magalhães, T. G. (2011). Oralidade em documentos oficiais do Ensino Médio. Linhas Crí­ticas, 17(32), 151–162. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3694

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.