Oralidade em documentos oficiais do Ensino Médio

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3694

Palavras-chave:

Oralidade, Ensino Médio, Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM)

Resumo

Neste trabalho, apresentamos considerações sobre a análise de documentos oficiais voltados ao Ensino Médio (Orientações Curriculares para o Ensino Médio/OCEM, 2006; e Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio/PNLEM,2009), considerações essas que fazem parte da pesquisa Oralidade em documentos oficiais e livros didáticos: novas investigações. O foco do trabalho centra-se na oralidade. Pretendemos, por meio de pesquisa teórica e documental, verificar que concepções tais documentos têm de oralidade aplicada ao ensino. A partir da análise dos dados, percebemos divergências quanto às concepções veiculadas pelos documentos. Nesse sentido, a pesquisa revela uma perenização da supremacia da escrita na escola, reflexo do que acontece ainda hoje em nossa sociedade, contrariando os requisitos apontados como prioritários no desenvolvimento da proficiência oral do aluno.

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Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Tânia Guedes Magalhães possui doutorado em Letras - Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do Grupo de Pesquisa FALE ”“ Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Língua Portuguesa, abordando principalmente questões de oralidade e gêneros textuais.

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Magalhães, T. G. (2011). Oralidade em documentos oficiais do Ensino Médio. Linhas Crí­ticas, 17(32), 151–162. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3694

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