Formação contínua de professores em tempos pandémicos

o caso do Projeto MAIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139025

Palavras-chave:

Avaliação, Formação Contínua de Professores, Práticas de Avaliação, Inovação Educacional, Covid-19

Resumo

O Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA) é um projeto de formação contínua de professores que se iniciou em setembro de 2019, para melhorar práticas de avaliação e ensino e as aprendizagens dos alunos. Após cerca de cinco meses, em plena pandemia, foi possível dar continuidade ao projeto. Apesar da pandemia e das dificuldades que criou, os resultados evidenciaram que as dimensões do projeto, o enquadramento teórico e conceitual e os processos e dinâmicas de formação utilizados parecem ter sido determinantes para alcançar os seus propósitos e o seu reconhecido e comprovado sucesso.

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Biografia do Autor

Domingos Fernandes, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal

Doutor em Educação pela Texas A&M University, Estados Unidos (1988). Agregado em Educação (Avaliação) pela Universidade de Lisboa, Portugal (2007). Professor Catedrático no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Investigador integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES). E-mail: domingos.fernandes@iscte-iul.pt

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Publicado

26.10.2021

Como Citar

Fernandes, D. (2021). Formação contínua de professores em tempos pandémicos: o caso do Projeto MAIA. Linhas Crí­ticas, 27, e39025. https://doi.org/10.26512/lc27202139025

Edição

Seção

Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia

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