Formação docente em Goiás para escolas de tempo integral no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202139614

Palavras-chave:

Educação Continuada, Formação Docente, Políticas Públicas em Educação, CEPI, Iniciação Científica

Resumo

Este estudo investigou como um curso de formação continuada pode contribuir para a prática pedagógica de professores dos Centros de Ensino em Período Integral, dos anos finais do ensino fundamental, do Estado de Goiás. Utilizou-se a pesquisa-ação, com o oferecimento de um curso realizado em formato remoto, devido à pandemia. Os instrumentos metodológicos foram: análise do discurso, chat, roda de conversa e atividades escritas. Os resultados indicam que um curso de formação deve considerar o período de oferecimento, com tempo suficiente para solucionar as dificuldades e os desafios encontrados ao longo do curso, assim como a especificidade do público-alvo a que se destina e a aprendizagem coletiva.

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Biografia do Autor

Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Universidade Estadual de Goiás, Quirinópolis, GO, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2019). Professora da Universidade Estadual de Goiás – campus de Quirinópolis. Membro do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq). Email: wanessa.fialho@ueg.br

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq). Email: samuelm@puc-campinas.edu.br

Juliana Simião Ferreira, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, Brasil

Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2013). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional, campus de Anápolis. Email: julianalimno@gmail.com

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Publicado

27.12.2021

Como Citar

Fialho, W. C. G., Mendonça, S., & Ferreira, J. S. (2021). Formação docente em Goiás para escolas de tempo integral no ensino fundamental. Linhas Crí­ticas, 27, e39614. https://doi.org/10.26512/lc27202139614

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