“Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral

Autores

  • Carlos Alberto Lopes de Sousa Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4010

Palavras-chave:

Habitus professoral, Bourdieu, Paulo Freire, Inédito-viável, Utopia

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Lopes de Sousa, Universidade de Brasília - UnB

Carlos Alberto Lopes de Sousa é doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor de Sociologia da Educação no Departamento Teoria e Fundamentos da Universidade de Brasília na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como interesse as seguintes temáticas: habitus, diferença e cultura no ensinar e aprender, classes populares e médias e educação a distância, socialização pela internet, ongs e educação.

Referências

BELLANOVA, Bartolomeu. Educação e utopia em Paulo Freire: o verdadeiro realismo do devir humano. In: GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo :Editora Cortez, 1996. p. 603-606.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia.Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

_______. A miséria do mundo. 6. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 2007.

CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos. Revista de Ciências da Educação, n. 10, set./dez. 2009. p. 89-95.

CUNHA, Luiz Antônio, GOÉS, Moacir de. O golpe na educação. 7.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

CUNHA FILHO, José Leão da. A palavra geradora: uma aproximação entre Freire e Piaget. Brasília: Editora Universa, 2003.

CURY, Carlos Alberto Jamil. Educação e contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 4.ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.

DEMO, Pedro. Sociologia da educação: sociedade e suas oportunidades. Brasília: Plano Editora, 2004.

EMERENCIANO, M. do Socorro Jordão; LOPES DE SOUSA, Carlos Alberto; FREITAS, Lêda Gonçalves de. Ser presença como educador, professor e tutor. Colabora, Curitiba, ago. 2001. Disponível em:<http://gemini.ricesu.com.br/colabora/n1/index1.htm>. Acesso em: 20 jan. 2012. (Revista Digital da CVA ”“ RICESU)

FORNEL, Michel de. Habitus e etnométodos. In. ENCREVÉ, Pierre; LAGRAVE, Rose-Marie (Coord). Trabalhar com Bourdieu. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 221-229.

FREITAS, Ana Lúcia Sousa de. Pedagogia do inédito viável. Contribuições de Paulo Freire para fortalecer o potencial emancipatório das relações ensinar-aprender-pesquisar. V Colóquio Internacional Paulo Freire ”“ Recife, 19 a 22set. 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1987.

_______.Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_______. Seminário de Metodologia. Instituto Cajamar. Departamento de Formação. 04 de abr. de 1988. Debate com Paulo Freire. Documento em meio impresso.

FREIRE, Nita. Inédito-viável. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009. p. 231-234. Verbete.

FREITAS, Lêda Gonçalves de; CUNHA FILHO, José Leão; LOPES DE SOUSA, Carlos Alberto; MARIZ, Ricardo Spindola. Reconstrução das práticas docentes: uma estratégia de para a formação de professores a partir da prática. In: FREITAS, Lêda Gonçalves de; MARIZ, Ricardo Spindola; CUNHA FILHO, José Leão (Orgs.). Educação superior: princípios, finalidades e formação continuada de professores. Brasília: Editora Universa, 2010, p. 149-165.

GADOTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

GÓES, Moacir de. De pé no chão também se aprender a ler, 1961-1964: uma escola democrática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1991.

GOMES, Cândido Alberto. A educação em perspectiva sociológica. 3.ed. São Paulo: EPU, 1994.

LINHARES, Célia. Memórias como narrações compartilhadas. FREIRE, Ana Maria (Org). In: A Pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo : Editora UNESP, 2001.

PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos. 5.ed. São Paulo: Loyola, 1987.

PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SILVA, Marilda. Como se ensina e como se aprende a ser professor: A evidência dohabitus professoral e da natureza prática da didática. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

_______. O habitus professoral: o objeto dos estudossobre o ato de ensinar na sala de aula. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 29, 152-163, maio/ jun/ jul/ ago. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 11 jan. 2012.

TORRES, Carlos Alberto (Org). Teoria crítica e sociologia política da educação. São Paulo: Cortez Editora: Instituto Paulo Freire, 2003.

WACQUANT, L. Esclarecer o Habitus.New School for Social Research. Disponível em:<http://sociology.berkeley.edu/faculty/wacquant/wacquant_pdf/ESCLARECEROHABITUS.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2012.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Sousa, C. A. L. de. (2012). “Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral. Linhas Crí­ticas, 18(37), 551–568. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.4010

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.