Alfabetização crítica

contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785

Palavras-chave:

Alfabetização crítica, Letramento, Paulo Freire, Pedagogia da pergunta

Resumo

O objetivo desse ensaio é refletir sobre a alfabetização de crianças buscando articular duas perspectivas epistemológicas: a concepção de Paulo Freire sobre a educação e a alfabetização e a teoria dos novos estudos do letramento (NEL), em circulação no país a partir dos anos de 1990 do século XX. Ao buscar responder as perguntas “Que alfabetização queremos para as crianças? Qual o sentido da alfabetização hoje?”, nossas reflexões indicam que uma possível mudança nas práticas de alfabetização passaria por uma transformação da escrita que circula na escola, aliada a uma pedagogia da pergunta e do diálogo, como elementos fundantes da prática pedagógica alfabetizadora.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil

Doutora em educação pela UFMG. Pós doutorado pelo King’s College e pela Goldsmiths, University of London. Coordenadora do GPEALE. Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade. Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSJ e da UFPE. Bolsista produtividade do CNPq. E-mail: socorronunes@ufsj.edu.br

Ana Caroline de Almeida, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, Brasil

Doutora em educação pela UFPE. Atua no GPEALE - Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade. Professora do Centro Universitário de Lavras - Unilavras e Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. Pesquisadora da área de alfabetização e letramento e colaboradora no projeto de pesquisa Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E. F. E-mail: anacaroline@unipac.br

Magda Dezotti, Universidade do Estado de Minas Gerais, Brasil

Doutora em educação pela UFPE. Atua nos seguintes Grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade - GPEALE; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem - NEPEL; Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Profissão e Formação Docente. Pesquisadora da área de alfabetização e letramento, colaboradora no projeto Alfabetização em Rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E. F. E-mail: magda.dezotti@hotmail.com

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Publicado

21.10.2020

Como Citar

Alencar Nunes Macedo, M. do S., de Almeida, A. C., & Dezotti, M. (2020). Alfabetização crítica: contribuições de Paulo Freire e dos novos estudos do letramento. Linhas Crí­ticas, 26, e29785. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.29785

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