Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3998Palavras-chave:
Paulo Freire, Alfabetização de jovens e adultos, Aquisição da escrita, Leitura do mundoResumo
O texto tem como objetivo analisar criticamente a proposta inicial de alfabetização de adultos de Freire, fundamentando-a em princípios linguísticos e filosóficos. Toma como base empírica a produção escrita de um grupo de alfabetizandos para análise do processo de aquisição da escrita e da leitura do mundo evidenciada em seus textos. Uma das contribuições deste trabalho é a análise crítica da concepção de escrita de Freire como ato criador, um dos aspectos mais intrigantes de sua teoria do conhecimento na relação com o papel dos alfabetizandos como sujeitos criadores.
Downloads
Referências
CARDOSO, Aurenice. Conscientização e Alfabetização: uma visão prática do Sistema Paulo Freire. In:Estudos Universitários, Revista de Cultura da Universidade do Recife. Recife,n.4, abril-junho, 1963, p.71-80.
FERREIRO, Emília et al. Los adultos no alfabetizados y sus conceptualizaciones del sistema de escritura. Cuadernos de Investigaciones Educativas, 10. Departamento de Investigaciones Educativas, Centro de Investigacion y de Estudos Avanzados del IPN, 1983.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985b.
_______. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
_______. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 2. ed. Tradução de Diana Miriam Lichtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985a.
_______. Os processos construtivos da apropriação da escrita. In: FERREIRO, Emília; PALÁCIO, Margarida Gomes.Os processos de leitura e de escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987, p. 102-123.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
_______. Quatro cartas aos animadores dos Círculos de Cultura de São Tomé e Príncipe. In: BRANDÃO. Carlos Rodrigues. (Org.). A questão política da educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.
_______. Conscientização e alfabetização uma nova visão do processo. Estudos Universitários, Recife: Universidade de Recife, p. 5-23, abr./jun. 1963.
_______. Criando métodos de pesquisa alternativa: Aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 34-41.
_______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
_______. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
_______. Extensão ou comunicação. 8ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
_______. A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
_______. Paulo Freire, no exílio, ficou mais brasileiro ainda. (Entrevista a Claudius Ceccon e Miguel Paiva). O Pasquim. Rio de Janeiro: Codecri, ano 9, n. 462, p.10-14, 5-11 maio1978.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. LITERACY, reading the word and the world. South Hadley: Bergin&Garvey, 1987.
_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1982.
MACIEL, Jarbas. Fundamentação teórica do sistema Paulo Freire de educação. In:Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade de Recife, Recife, p. 25-59, abr./jun. 1963.
MALMBERG, Bertil. A fonética. Lisboa, Livros do Brasil, 1954.
MORAES, Euzi. Rodrigues. Problemas da comunicação linguística na escola de 1º grau. In: MORAES, Euzi Rodrigues et al.(Orgs.). Alfabetizar: um novo conceito? Vitória: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Departamento de Apoio Técnico e Pedagógico, 1985a, p. 117-119.
MORAES, Euzi Rodrigues et al.O dialeto do alfabetizando e o dialeto do alfabetizador. (Análise de textos. Subprojeto de pesquisa. Relatório n. 3). Vitória: UFES/PPGE, 1985. Mimeografado.
_______. A produção escrita da criança como fonte de informação sobre a variação e a mudança linguistica. In: Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória, setembro, 1987.
OLIVEIRA, Admardo S. “Conscientização”: theory and practice of a libertarianeducation. A philosophical understanding of Paulo Freire’s pedagogy. (Tese de doutorado). Ottawa: University of Ottawa, Departament of Philosophy, School of Graduate Studies, 1980.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1967.
VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica, 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.