Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo

Autores

  • Edna Castro de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3998

Palavras-chave:

Paulo Freire, Alfabetização de jovens e adultos, Aquisição da escrita, Leitura do mundo

Resumo

O texto tem como objetivo analisar criticamente a proposta inicial de alfabetização de adultos de Freire, fundamentando-a em princípios linguísticos e filosóficos. Toma como base empírica a produção escrita de um grupo de alfabetizandos para análise do processo de aquisição da escrita e da leitura do mundo evidenciada em seus textos. Uma das contribuições deste trabalho é a análise crítica da concepção de escrita de Freire como ato criador, um dos aspectos mais intrigantes de sua teoria do conhecimento na relação com o papel dos alfabetizandos como sujeitos criadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Castro de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Edna Castro de Oliveira,doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal Fluminense e Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra a linha de pesquisa Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordena o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Integra o grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo. Publicou o artigo: Sobre a experiência de formação de educadores do campo. In: Jane Paiva; Inês B. de Oliveira. (Org.). Educação de Jovens e Adultos e Imagens.Rio de Janeiro: DPetAlii, 2011.

Referências

CARDOSO, Aurenice. Conscientização e Alfabetização: uma visão prática do Sistema Paulo Freire. In:Estudos Universitários, Revista de Cultura da Universidade do Recife. Recife,n.4, abril-junho, 1963, p.71-80.

FERREIRO, Emília et al. Los adultos no alfabetizados y sus conceptualizaciones del sistema de escritura. Cuadernos de Investigaciones Educativas, 10. Departamento de Investigaciones Educativas, Centro de Investigacion y de Estudos Avanzados del IPN, 1983.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1985b.

_______. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.

_______. FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. 2. ed. Tradução de Diana Miriam Lichtenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985a.

_______. Os processos construtivos da apropriação da escrita. In: FERREIRO, Emília; PALÁCIO, Margarida Gomes.Os processos de leitura e de escrita. Porto Alegre, Artes Médicas, 1987, p. 102-123.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

_______. Quatro cartas aos animadores dos Círculos de Cultura de São Tomé e Príncipe. In: BRANDÃO. Carlos Rodrigues. (Org.). A questão política da educação popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980.

_______. Conscientização e alfabetização uma nova visão do processo. Estudos Universitários, Recife: Universidade de Recife, p. 5-23, abr./jun. 1963.

_______. Criando métodos de pesquisa alternativa: Aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1981. p. 34-41.

_______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

_______. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

_______. Extensão ou comunicação. 8ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

_______. A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.

_______. Paulo Freire, no exílio, ficou mais brasileiro ainda. (Entrevista a Claudius Ceccon e Miguel Paiva). O Pasquim. Rio de Janeiro: Codecri, ano 9, n. 462, p.10-14, 5-11 maio1978.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. LITERACY, reading the word and the world. South Hadley: Bergin&Garvey, 1987.

_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1982.

MACIEL, Jarbas. Fundamentação teórica do sistema Paulo Freire de educação. In:Estudos Universitários. Revista de Cultura da Universidade de Recife, Recife, p. 25-59, abr./jun. 1963.

MALMBERG, Bertil. A fonética. Lisboa, Livros do Brasil, 1954.

MORAES, Euzi. Rodrigues. Problemas da comunicação linguística na escola de 1º grau. In: MORAES, Euzi Rodrigues et al.(Orgs.). Alfabetizar: um novo conceito? Vitória: Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Departamento de Apoio Técnico e Pedagógico, 1985a, p. 117-119.

MORAES, Euzi Rodrigues et al.O dialeto do alfabetizando e o dialeto do alfabetizador. (Análise de textos. Subprojeto de pesquisa. Relatório n. 3). Vitória: UFES/PPGE, 1985. Mimeografado.

_______. A produção escrita da criança como fonte de informação sobre a variação e a mudança linguistica. In: Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Vitória, setembro, 1987.

OLIVEIRA, Admardo S. “Conscientização”: theory and practice of a libertarianeducation. A philosophical understanding of Paulo Freire’s pedagogy. (Tese de doutorado). Ottawa: University of Ottawa, Departament of Philosophy, School of Graduate Studies, 1980.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 1967.

VIEIRA PINTO, Álvaro. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica, 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

Downloads

Publicado

10.09.2012

Como Citar

Oliveira, E. C. de. (2012). Alfabetização como ato de conhecimento em Freire: escrita e leitura de mundo. Linhas Crí­ticas, 18(37), 505–527. https://doi.org/10.26512/lc.v18i37.3998

Edição

Seção

Dossiê: Educando com Paulo Freire

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.