Ensino da escrita na alfabetização

como promover as aprendizagens das crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Aprendizagem, Heterogeneidade, Metas

Resumo

Analisamos a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora, que acompanhou seus alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental, e a evolução na aprendizagem das crianças quanto à escrita. Como procedimentos usamos: entrevista, observações de aula e a aplicação aos alunos de atividades de escrita de palavras e de produção de texto no final do 1º e 2º ano. A análise dos resultados apontou que a prática da professora, a atenção à heterogeneidade e a clareza quanto aos objetivos de ensino teria possibilitado a seus alunos do 1º ano concluírem o 2º ano produzindo textos coerentes e legíveis.

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Biografia do Autor

Magna do Carmo Silva, Universidade Federal de Pernambuco , Brasil

Doutora em Educação, Professora de Graduação e da Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pro-reitora de Graduação da UFPE (Prograd). Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita: avaliação, práticas e políticas (ALEP), cadastrado no CNPq. Pesquisa na área de Educação, Alfabetização, Formação de Professores, Avaliação. Atuou como formadora e coordenadora da formação de professores na Educação Básica. E-mail: magna_csc@yahoo.com.br

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Publicado

11.09.2020

Como Citar

Silva, M. do C. (2020). Ensino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças?. Linhas Crí­ticas, 26, e30093. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093

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