Ensino da escrita na alfabetização

como promover as aprendizagens das crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Aprendizagem, Heterogeneidade, Metas

Resumo

Analisamos a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora, que acompanhou seus alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental, e a evolução na aprendizagem das crianças quanto à escrita. Como procedimentos usamos: entrevista, observações de aula e a aplicação aos alunos de atividades de escrita de palavras e de produção de texto no final do 1º e 2º ano. A análise dos resultados apontou que a prática da professora, a atenção à heterogeneidade e a clareza quanto aos objetivos de ensino teria possibilitado a seus alunos do 1º ano concluírem o 2º ano produzindo textos coerentes e legíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magna do Carmo Silva, Universidade Federal de Pernambuco , Brasil

Doutora em Educação, Professora de Graduação e da Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pro-reitora de Graduação da UFPE (Prograd). Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita: avaliação, práticas e políticas (ALEP), cadastrado no CNPq. Pesquisa na área de Educação, Alfabetização, Formação de Professores, Avaliação. Atuou como formadora e coordenadora da formação de professores na Educação Básica. E-mail: magna_csc@yahoo.com.br

Referências

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.

Brooke, N., & Bonamino, A. (Orgs.) (2011). GERES 2005: Razões e resultados de uma pesquisa longitudinal sobre eficácia escolar. Walprint.

Chartier, A. (2007). Práticas de leitura e escrita – história e atualidade. CEALE/Autêntica.

Cruz, M. C. S. (2008). Alfabetizar letrando: Alguns desafios do 1º ciclo no Ensino Fundamental. Editora Universitária da UFPE.

Cruz, M. C. S. (2012). Tecendo a alfabetização no chão da escola seriada e ciclada: a fabricação das práticas de alfabetização e a aprendizagem da escrita e da leitura pelas crianças. [Tese de doutorado, Universidade Federal de Pernambuco]. Repositório Digital da UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13009

Ferreiro, E., & Teberosky, A. (1999). Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [INEP]. (2015). Avaliação Nacional da Alfabetização. Relatório 2013-2014. Volume um. Da concepção à realização. República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. http://inep.gov.br/documents/186968/484421/Relat%C3%B3rio+ANA+2013-2014+-+Da+concep%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+realiza%C3%A7%C3%A3o/

Morais, A. G. (1999). O aprendizado da ortografia. Autentica.

Morais, A. G. (2006). Concepções e metodologias de alfabetização: Por que é preciso ir além da discussão sobre velhos métodos? Secretaria de Educação Básica. (Trabalho apresentado no Seminário Alfabetização e Letramento em Debate). http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf

Soares, M. (2003). Letramento: um tema em três gêneros (2a ed). Autêntica.

Soares, M. (2009). Alfabetização e letramento. Contexto.

Soares, M. (2016). Alfabetização: a questão de métodos. Contexto.

Downloads

Publicado

11.09.2020

Como Citar

Silva, M. do C. (2020). Ensino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças?. Linhas Crí­ticas, 26, e30093. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.30093