Democratização e mudanças práticas na gestão escolar

Autores

  • Arilene Maria Soares de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3692

Palavras-chave:

Democratização da gestão, Direção escolar, Autonomia

Resumo

Este artigo discute o processo de democratização da gestão em Mossoró/RN, com evidência nas mudanças ocorridas na prática do diretor escolar após processo seletivo para assumir o cargo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionários aos profissionais atuantes nos estabelecimentos de ensino: diretores, vice-diretores, supervisores e professores. Os resultados revelam que os diretores são bem avaliados nos seguintes quesitos: permanência e presença na escola, comprometimento com as questões pedagógicas, responsabilidade pela educação pública. Contudo, a democratização da gestão permanece insuficiente para desenvolver a independência e a autonomia dos diretores frente ao sistema, demonstrando que a gestão democratizada precisa ser aperfeiçoada em suas bases teóricas e práticas.

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Biografia do Autor

Arilene Maria Soares de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Arilene Medeiros possui doutorado em Educação pela UFSCar. Professora do Departamento de Educação da UERN. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade. Principais publicações: Administração Educacional e Racionalidade: Desafios Pedagógicos (Editora UNIJUI, 2007); Conselho Escolar: Mecanismo de Democratização ou Burocratização (Educação UNISINOS, 2008); Formação do Gestor Escolar no Contexto do Desenvolvimento das Teorias Curriculares (Educação em Questão, 2006).

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Publicado

26.07.2011

Como Citar

Medeiros, A. M. S. de. (2011). Democratização e mudanças práticas na gestão escolar. Linhas Crí­ticas, 17(32), 137–150. https://doi.org/10.26512/lc.v17i32.3692

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