Seleção de diretores em um Ciep: reflexões sobre burocracia de alto escalão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202243712

Palavras-chave:

Seleção de diretores escolares, Educação em tempo integral, Burocracia

Resumo

O estudo analisou os mecanismos de seleção de diretores em uma cidade da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro por meio das demandas que ancoraram a escolha dos gestores em um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep), no período de 2013 a 2018. De cunho qualitativo, a investigação utilizou legislações para a coleta de dados e os resultados mostraram que, embora os instrumentos normativos apontem a escolha do gestor por consulta pública pela comunidade escolar, prevalece a indicação político-partidária como principal ferramenta para elencar diretores escolares, legitimada por ato discricionário do burocrata do alto escalão.

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Biografia do Autor

Pamela Mota, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestra em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2014). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professora de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Integrante do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral e do grupo de pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação, ambos da Unirio. E-mail: pamelamota23@yahoo.com.br

Tereza Guimarães, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) (2019). Doutoranda em Educação pela Unirio. Professora Supervisora Educacional na Rede Pública de São Gonçalo. Participante dos grupos de pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação; Núcelo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral, ambos da Unirio. E-mail: tecrisalgui@hotmail.com

Amanda Moreira Borde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2022). Supervisora Educacional na Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Orientadora Educacional na Prefeitura Municipal de Itaboraí. Pesquisadora do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral e do grupo de pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação. E-mail: amandaborde@yahoo.com.br

Patrícia Mota, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) (2022). Professora na Universidade Castelo Branco. Integrante dos grupos de pesquisa: Estudos, Pesquisas e Extensão Fora da Sala de Aula e do Núcelo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral e do grupo Políticas, Gestão e Financiamento em Educação, ambos da Unirio. E-mail: patriciafmota@hotmail.com

Leonardo Cerqueira , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) (2022). Professor e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Fernanda Bicchieri. Pesquisador do Núcleo de Estudos – Tempos, Espaços e Educação Integral e do grupo de pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação, ambos da Unirio. Consultor Ad Hoc do Ministério da Educação. E-mail: leonardo_lmc@hotmail.com

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Publicado

02.09.2022

Como Citar

Mota, P., Guimarães, T., Moreira Borde, A., Mota, P., & Cerqueira , L. (2022). Seleção de diretores em um Ciep: reflexões sobre burocracia de alto escalão. Linhas Crí­ticas, 28, e43712. https://doi.org/10.26512/lc28202243712

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