Reflexos da política de gestão gerencial sobre o trabalho do coordenador pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31767

Palavras-chave:

Gestão Gerencial, Políticas Públicas, Coordenador Pedagógico

Resumo

O artigo se propõe a compreender o contexto da gestão gerencial, enquanto política pública, suas características e influências no sistema educacional e no trabalho do coordenador pedagógico. Originário de uma pesquisa bibliográfica, o estudo evidencia que a gestão gerencial imprime ao trabalho do coordenador pedagógico políticas públicas de responsabilização pela articulação da prática e dos resultados da escola; e, ao exigir líderes executores e não reflexivos, o sistema gerencial tende a transformar o coordenador em um mero executor das ideologias neoliberais sem espaço e condições para superar as concepções ideológicas dominantes.

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Biografia do Autor

Soane Santos Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Programa de Pós Graduação em Educação PPGED; Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional ”“ LUDIPPE. E-mail: soanesilva@hotmail.com

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE). Email: enniadebora@uesb.edu.br

Maísa Oliveira Melo Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UESB; Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional ”“ (LUDIPPE) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas para a Educação Superior (GEPPS). Email: maisamf@uesb.edu.br

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Publicado

17.08.2020

Como Citar

Santos Silva, S., Passos Braga Pires , E. D., & Oliveira Melo Ferraz, M. (2020). Reflexos da política de gestão gerencial sobre o trabalho do coordenador pedagógico. Linhas Crí­ticas, 26, e31767. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31767

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