Implementação do SIMADE: análise da atuação dos diretores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202241860

Palavras-chave:

Implementação de Política Pública, SIMADE, Diretor Escolar

Resumo

Este artigo analisa a implementação do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE) a partir da discricionariedade dos burocratas de médio escalão: os diretores da rede estadual. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa quantitativa em que se constata: um distanciamento entre a formulação e a implementação da política; a produção de novas regras no tocante ao acesso e uso do sistema; a implementação voltada para o uso administrativo ou pedagógico do SIMADE. Portanto, há um contínuo exercício de discricionariedade, por meio do qual os diretores escolares constroem políticas diversas no contexto da rede estadual de Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Carla da Conceição de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Membro dos grupos de pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ) e Discursos da Educação e Tecnologia. E-mail: climapuc@gmail.com

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Publicado

24.05.2022

Como Citar

Lima, C. da C. de. (2022). Implementação do SIMADE: análise da atuação dos diretores escolares. Linhas Crí­ticas, 28, e41860. https://doi.org/10.26512/lc28202241860

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