Gestão educacional e avaliação no contexto da pandemia da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc27202139048Palavras-chave:
Educação Superior, Gestão Educacional, Monitoramento, Avaliação, Ensino Remoto EmergencialResumo
No contexto da pandemia da covid-19, o Ensino Remoto Emergencial - ERE foi adotado pelas universidades como alternativa para garantir a continuidade do processo educacional. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de implementação do ERE em uma instituição de Educação Superior pública federal, identificando ações de monitoramento e avaliação. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso do tipo exploratório de abordagem qualitativa. Os resultados atestam que a pandemia da covid-19 promoveu impactos nos cursos de graduação. Com isso, docentes e estudantes empreenderam novos movimentos de apropriação do conhecimento e de reconstrução da relação pedagógica.
Downloads
Referências
Aranda, M. A. de M., Rodrigues, E. S. de S., & Militao, S. C. N. (2020). Monitoramento e Avaliação dos Planos Decenais de Educação: a produção do conhecimento no Brasil. Educar em Revista, 36, e69767. http://doi.org/10.1590/0104-4060.69767
Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiência de professores do Ensino Superior sobre as aulas remotas. Augustus, 25(51), 255-280. https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70.
Batistti, T. dos S., Preto, V. M., & Heinzle, M. R. S. (2017). Processos Avaliativos na Educação Superior: Planos de Ensino em Análise. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(3), 1774-1791. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.3.2017.8577
Brasil. (2020a). Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020 (Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - covid-19). Ministério da Educação. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376
Brasil. (2020b). Portaria 544, de 16 de junho de 2020. Ministério da Educação. http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872
Castioni, R., Melo, A. A. S., Nascimento, P. M., & Ramos, D. L. (2021). Universidades federais na pandemia da covid-19: acesso discente à internet e ensino remoto emergencial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29(111), 399-419. https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3108
Conte, E. (2021). A pedagogia performativa na cultura digital. Linhas Crí¬ticas, 27, e30350. https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/30350/28771
Couto, E. S., Couto, E. S., & Cruz, I. de M. P. (2020). #FIQUEEMCASA: Educação na pandemia da covid-19. Revista Educação, 8(3), 200-217. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217
Cunha, M. I. (2005). Formatos avaliativos e concepção de docência. Autores Associados.
Dourado, L. F., Grossi Junior, G., & Furtado, R. A. (2016). Monitoramento e avaliação dos planos de educação: breves Contribuições. RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 32(2), 449-461. https://doi.org/10.21573/vol32n22016.67198
Espírito Santo, E., & Luz, L. C. S. da. (2012). Avaliação das aprendizagens no nível superior: avaliar para quê? Dialogia, 16, 141-154. https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3882
Freire, P. (1983). Extensão ou comunicação? Paz e Terra.
Freire, P. (2001). Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. UNESP.
Freire, P. (2010). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Garcia, J., & Garcia, N. F. (2020). Impactos da pandemia de covid-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. Eccos, 55, e18870. https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870
Gomes, S. dos S. (2017). A avaliação da aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Em H. T. Corrêa, & M. Ambrósio (orgs.). Mediação Tecnológica e Formação Docente (pp. 133-150). CRV.
Gomes, S. dos S., & Melo, S. D. G. de. (2018). Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educação & Realidade, 43(4), 1199-1216. https://doi.org/10.1590/2175-623688386
Gomes, S. dos S., Tavares, R. H., & Melo, S. D. G. (2019). Sociedade, educação e redes: luta pela formação crítica na universidade. Junqueira & Marin.
Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., De Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). Ensino Superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. https://doi.org/10.1590/ES.238957
Hodges, C., Moore, S., Lockee, Trust, T., & Bond, A. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning
Jung, J., Horta, H., & Postiglione, G. A. (2021). Living in uncertainty: the covid-19 pandemic and higher education in Hong Kong. Studies in Higher Education, 46(1), 107-120. https://doi.org/10.1080/03075079.2020.1859685
Lopes Sanchez Júnior, S., & Silva, M. C. da. (2020). Impactos do Ensino Remoto na vida acadêmica de estudantes da educação superior: revisão de conceitos da Educação a Distância e o modelo de Ensino Remoto. Revista de Ciências Humanas, 20(2). https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/11654
Lück, H. (2013). Avaliação e monitoramento do trabalho educacional. Vozes.
Luckesi, C. C. (2018). Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez.
Menezes, J. B. F. de. (2021). Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, 2(1), e021004. https://doi.org/10.51281/impa.e021004
Modelski, D., Giraffa, L. M. M., & Casartelli, A. de O. (2019). Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, 45, e180201. https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157696
Oliveira, E. G. (2011). Aula virtual e presencial: são rivais? Em I. P. Veiga (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (pp. 187-223). Papirus.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (2020). Global Monitoring of school closures caused by covid-19. https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2020). A framework to guide an education response to the covid-19. Pandemic of 2020. https://www.hm.ee/sites/default/files/framework_guide_v1_002_harward.pdf
Padilha, M. A. S., & Zabalza, M. A. (2016). Um cenário de integração de tecnologias digitais na Educação Superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. Revista e-Curriculum, 14(3), 837- 863. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/28698
Panizzon, M., Costa, C. F. da, & Medeiros, I. B. de O. (2020). Práticas das universidades federais no combate à covid-19: a relação entre investimento público e capacidade de implementação. Revista de Administração Pública, 54(4), 635-649. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/81877
Pinto, M., & Leite, C. (2020). As tecnologias digitais nos percursos de sucesso acadêmico de estudantes não tradicionais do Ensino Superior. Educação e Pesquisa, São Paulo, 46, e216818. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046216818
Rodrigues, E. S. J. (2020). Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação. Linhas Crí¬ticas, 26, 1-12. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.28150
Santos, B. S. (2020a). A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina. https://www.cpalsocial.org/documentos/927.pdf
Santos, E. (2020b). Notícias: EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? Revista Docência e Cibercultura. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119
Shapiro, J. (2008). Monitoring and evaluation. Cívicus.
Silva, A. C. O., Sousa, S. de A., & Menezes, J. B. F. de. (2020). O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, 36, 298-315. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
Silva, J., Goulart, I. do C. V., & Cabral, G. R. (2021). Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. RIAEE - Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 16(2), 407-423. https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14238
Thomas, G., & Pring, R. (orgs.). (2007). Educação baseada em evidências. A Utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Artmed.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020a). Guia Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos Cursos de Graduação da UFMG. Integração Docente: ações formativas para as práticas pedagógicas. Pró-Reitoria de Graduação. Comissão Monitoramento e Avaliação. https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Ensino-Remoto-Emergencial
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020b). Resolução no 02/2020, de 9 de julho de 2020 (Regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante período de pandemia da doença covid-19). Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. https://www2.ufmg.br/sods/Sods/CEPE/Documentos/Resolucoes-Comuns
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020c). Recomendação para a promoção da acessibilidade no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Integração Docente: ações formativas para as práticas pedagógicas. Pró-Reitoria de Graduação. Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI. https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Publicacoes/Ensino-Remoto-Emergencial
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020d). Chamada Conjunta PRAE/PRPG/FUMP n.º 01/2020 (Empréstimo de notebooks para fins de inclusão digital de estudantes de pós-graduação da UFMG). https://www.ufmg.br/prpg/wp-content/uploads/2020/07/Alunos-Contemplados-Pela-Chamada-Conjunta-PRAE-PRPG-FUMP-1.pdf
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (2020e). Chamada PRAE/NAI/FUMP n. 04/2020 (Inclusão digital de estudantes com deficiência da UFMG). http://www.fump.ufmg.br/conteudo/documentos/CHAMADA-PRAE-NAI-UFMG-04-2020-ESTUDANTES-PCD-NOVO-1.pdf
Veiga, I. P. A., & Silva, E. F. (2020). Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica. Diálogo Educacional, 20(65), 580-607. https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/26675/24279
Ventura, D. de F. L., Ribeiro, H., Giulio, G. M., Jaime, P. C., Nunes, J., Bógus, C. M., Antunes, J. L. F., & Waldman, E. A. (2020). Desafios da pandemia de covid-19: por uma agenda brasileira de pesquisa em saúde global e sustentabilidade. Cadernos de Saúde Pública, 36(4), e00040620. http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1023/desafios-da-pandemia-de-covid-19-por-uma-agenda-brasileira-de-pesquisa-em-saude-global-e-sustentabilidade
Williamson, B., Eynon, R. & Potter, J. (2020). Políticas, pedagogias e práticas pandêmicas: tecnologias digitais e educação a distância durante a emergência do coronavírus. Learning, Media and Technology, 45(2), 107-114. https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Suzana dos Santos Gomes, Maria José Flores, Benigna Maria de Oliveira, Andréa Rodrigues Motta
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.