Mídias na educação e formação docente

Autores

  • Teresa Kazuko Teruya Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Raquel de Almeida Moraes Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3552

Palavras-chave:

Formação docente;, Mídias na educação;, Educação à distância

Resumo

Este artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos.

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Biografia do Autor

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Pós-doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação .

Raquel de Almeida Moraes, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Pós-Doutora pela Universidade de Haifa, Israel (2004). Professora Adjunta 4 do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Líder do HISTEDBR no DF.

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Publicado

31.12.2009

Como Citar

Teruya, T. K., & Moraes, R. de A. (2009). Mídias na educação e formação docente. Linhas Crí­ticas, 15(29), 327–343. https://doi.org/10.26512/lc.v15i29.3552

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