Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático

Autores

  • Mary Rangel CNPq

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3236

Palavras-chave:

Livros didáticos;, Critérios de qualidade;, Literatura acadêmica;, Programa

Resumo

Este estudo foi feito no interesse de oferecer aos educadores uma síntese analítica de enfoques  de livros didáticos, conforme se apresentam na literatura acadêmica e nos termos de guias e  catálogos atuais do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2005. Assim, o encaminhamento  do texto iniciou-se por percorrer a literatura, considerando alguns dos estudos críticos  (social, histórica e politicamente situados) sobre os livros didáticos. Seguiu-se a essa revisão  a síntese analítica das publicações do PNLD/2005, procurando-se, principalmente, observar  parâmetros básicos e comuns a diversas áreas de conhecimento. Na consideração final do estudo,  observam-se aspectos comuns da literatura e das publicações do PNLD/2005, ressaltando-se a  importância de que se preserve a autonomia de escolha, de forma coletiva, fundamentada e  consciente, dos professores, de acordo com o projeto político-pedagógico e as circunstância das  escolas.

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Biografia do Autor

Mary Rangel, CNPq

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1990).  Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense (UFF, 1994). Professora  Titular de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1995).  Pós-Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP, 1998).  Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

31.03.2006

Como Citar

Rangel, M. (2006). Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático. Linhas Crí­ticas, 11(21), 187–200. https://doi.org/10.26512/lc.v11i21.3236

Edição

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Artigos

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