Hércules e Jiló: um software educativo de apoio a formação docente para atuar junto a crianças com deficiência mental
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v7i13.2911Palavras-chave:
Software educativo, Formação de professores, Educação especial, Deficiência mentalResumo
Neste artigo, apresentamos alguns resultados obtidos em uma pesquisa-ação de desenvolvimento de um software educativo para crianças com deficiência mental, destinado, entre outros objetivos, a apoiar a formação docente para atuar nesta área. Primeiramente, apresentamos a problemática que fundamentou a pesquisa. Em seguida, discutimos o conceito de ambiente educativo multimediatizado, característica principal do soffivare desenvolvido, intitulado Hércules e Jiló. Depois, apresentamos algumas considerações sobre as interfaces física e cognitiva do mesmo e avançamos para uma pequena exposição da metodologia de pesquisa empregada. Finalmente, apresentamos alguns dados de pesquisa, obtidos nas fases de desenvolvimento e de validação e elaboramos uma conclusão geral do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.