Docência universitária e formação de professores – saberes pedagógicos e constituição da profissionalidade docente

Autores

  • Cristina Maria D'Ávila Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Batista Leal Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4585

Palavras-chave:

Docência universitária, Formação de professores, Saberes pedagógicos, Profissionalidade docente

Resumo

Esta pesquisa visa compreender as relações que envolvem a mediação didática no contexto universitário, buscando identificar se e como os professores definem os saberes pedagógicos e como os mobilizam no desenvolvimento da profissionalidade de licenciandos. Nossa abordagem de pesquisa é qualitativa e o método de natureza exploratória. A coleta de dados consistiu numa sondagem com professores de dois cursos: pedagogia e música. Os principais resultados demonstram que: a) os professores comungam de concepções pedagógicas críticas; b) não reconhecem claramente os saberes pedagógicos que mobilizam e possuem uma compreensão incipiente acerca de sua função sobre a profissionalidade docente.

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Biografia do Autor

Cristina Maria D'Ávila, Universidade Federal da Bahia

Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia, pós-doutora pela Universidade de Montréal, Canadá, professora titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia e professora associada III da Universidade Federal da Bahia. E-mail: cristdavila@gmail.com

Luiz Batista Leal, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e professor de música (teoria, percepção e prática) do Centro de Formação em Arte da Fundação Cultural do Estado da Bahia. E-mail: luiz_asabranca@yahoo.com.br

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Publicado

31.10.2015

Como Citar

D’Ávila, C. M., & Batista Leal, L. (2015). Docência universitária e formação de professores – saberes pedagógicos e constituição da profissionalidade docente. Linhas Crí­ticas, 21(45), 467–485. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4585

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